19 de setembro de 2020

VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol considera projetos transfronteiriços no distrito de Portalegre

Foto © D.R./NCV

Foto © D.R./NCV
São vários os projetos para o território do distrito de Portalegre que ficaram inscritos nas conclusões do VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol. A notícia foi dada pelo deputado Luís Moreira Testa que participou esta semana na reunião que se concretizou na Assembleia da República, integrando o painel sobre as Relações Transfronteiriças e Infraestruturas, tendo assumido a responsabilidade de fazer parte da equipa de redação das conclusões.
Mobilidade ferroviária a hidrogénio no Ramal de Cáceres e Linha do Leste
De acordo com o deputado, “a ambição está bem patente nas conclusões da reunião dos deputados ibéricos”, que considera a construção da Ponte Internacional sobre o Rio Sever, entre Nisa e Cedillo, o desenvolvimento da ligação por Campo Maior, à fronteira do Retiro e à Plataforma Logística Elvas-Badajoz, a promoção desta mesma plataforma logística, a aposta no projeto inovador de mobilidade ferroviária a hidrogénio no Ramal de Cáceres e na Linha do Leste, a implantação da linha de alta prestação Lisboa - Sines - Poceirão - Évora - Elvas - Badajoz - Cáceres - Madrid, bem como um Centro Ibérico de Energia Renovável com a participação do Politécnico de Portalegre.
Centralidade ibérica do distrito
“A entrada destes projetos na agenda dos dois países é mais um passo na promoção da centralidade do distrito de Portalegre no contexto da Península Ibérica”, sublinha o deputado pelo círculo de Portalegre. © NCV
Foto © D.R./NCV

Sem comentários: