4 de outubro de 2020

10º Festival One Man/Woman Band com músicos portugueses no CAE Portalegre a 9 e 10 de Outubro

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP) receberá no próximo fim-de-semana, dias 9 e 10 de Outubro, a partir das 21:30, a 10ª edição do Festival One Man/Woman Band. Para assinalar esta década de grandes concertos, todo o cartaz é inteiramente dedicado a projetos portugueses.
Quatro “one man bands” (e duas “one woman bands”), alguns já com um trajecto longo e muito particular, que se vão apresentar em Portalegre e na Guarda, para mostrar o que de melhor se faz no nosso país: Acid Acid, Little Orange, Meta, O Manipulador, One Man Riff e Rita Braga.
No dia 9, sexta-feira, atuarão os projetos O Manipulador, com o rock industrial de Manuel Molarinho, Meta, com a voz e os sons do mundo, cantados em português, de Mariana Bragada e Acid Acid, a one man band de Tiago Castro, inspirada pelo Krautrock dos anos 70.
No sábado, dia 10, o destaque vai para o regresso da cantora, compositora e multi-instrumentista Rita Braga ao Festival One Man/Woman Band, oito anos depois da sua primeira atuação, e ainda para Little Orange que, mais uma vez, nos trará o seu Blues/Gospel experimental, que ao longo dos anos recolheu, em viagens sónicas, desde o Delta do Mississippi até à Portalegre profunda. Na última noite de Festival, atuará ainda One Man Riff, o projeto a solo do multi instrumentista Hugo Ramone.
O Festival One Man/Woman Band cumprirá todas as regras de segurança emanadas pelas autoridades de saúde, e a entrada no evento respeitará determinadas regras, pelo que a organização apela aos espetadores que compareçam o quanto antes possível para assistir ao Festival.
“Assim, para assistir aos espetáculos em segurança, o uso da máscara é obrigatório. O percurso de entrada e saída nos auditórios é de sentido único. Por motivos de segurança e para cumprimento das normas emitidas pelas entidades competentes, há um limite de permanência de pessoas em cada sessão. Vamos continuar a apoiar a cultura em segurança, cumprindo as normas e indicações das equipas de trabalho nos diferentes espaços e equipamentos municipais”.
O MANIPULADOR
É a one-man-band de Manuel Molarinho, influenciada por bandas de rock alternativo e ética DIY, que encontra inspiração em paisagens industriais abandonadas, nos ritmos e melodias das conversas e na experimentação. A sua originalidade passa pela criação de peças e cancões através somente do uso do baixo, pedais, loop station e voz, dando ao baixo o papel principal de instrumento de percussão, textural e melódica.
META
Meta é Mariana Bragada a explorar a essência da voz. Caracteriza-se como Costureira de melodias - recolhe e coze sons do mundo, que grava nas suas viagens e que ouve no coração, criando uma manta de retalhos sonoros de caminhos imaginários e tradições, que cresce infinitamente. Meta estreou-se com o EP “Mónada”, um disco criado apenas com a voz, loopstation, beatbox e inspiração da natureza e ancestralidade, cantado em português e melodias universais.
ACID ACID
Acid é Tiago Castro, homem há muito ligado à música, do outro lado da galáxia, do lado de quem a comunica. Ao comando de sintetizadores, guitarras e pedais, revela-nos a sua faceta mais experimental e ambiental, sem perder o fascínio pelo psicadelismo ou apontamentos do rock progressivo. Das inevitáveis comparações às experiências pioneiras dos anos 70, do Krautrock, ouvem-se as inspirações de Tangerine Dream, Cluster ou Harmonia, referências aos momentos mais ambientais de Brian Eno ou Pink Floyd, tudo isto filtrado por um mantra psicadélico de identidade muito vincada.
RITA BRAGA
Cantora, compositora e multi-instrumentista, Rita Braga deu, ao longo da última década, a volta ao Mundo – apresentou-se em toda a Europa, nos EUA, Brasil, Austrália e Japão – e este ano regressa ao Festival One Man Band, onde encantou o público presente, na sua 2ª edição, em 2012.
LITTLE ORANGE
A música de Little Orange pode ser definida como um Blues/Gospel experimental, que lhe permite viagens incensáveis, que se estendem do blues do Sul profundo da América, numa igreja Baptista, até ao Capim e ao rock pré-histórico. Little Orange em palco é um verdadeiro blues-man e a sua técnica, combina e mistura o cheiro do Mississippi das cabanas rurais de Clarksdale e das mãos negras que colhiam o Algodão. Blues e Gospel são o sangue que corre desenfreadamente nas veias de Little Orange
ONE MAN RIFF
One Man Riff é o projecto a solo do multi-instrumentista Hugo Ramone, formado em 2011. Em 2012, editou o seu disco de estreia, intitulado “Vol.1”. Após uma pausa, One Man Riff está de regresso e num formato diferente: munido de guitarra ou baixo, bombo, pratos. © NCV

Sem comentários: