19 de novembro de 2020

Projeto Museográfico da Casa da Cidadania Salgueiro Maia adjudicado por 38 650 euros (mais IVA) à empresa P-06-Atelier - Ambientes e Comunicação

Aqui se vai localizar a Casa da Cidadania Salgueiro Maia.
Clicar na imagem para ampliar.
Por despacho da passada terça-feira dia 17 de Novembro, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, determinouadjudicar a “Elaboração do Projeto Museográfico da Casa da Cidadania – Salgueiro Maia” à empresa P-06-Atelier - Ambientes e Comunicação, Lda, com sede em Carcavelos, pelo valor de 38 650 euros, acrescido do IVA à taxa legal em vigor.
A decisão municipal foi tomadade acordo com o Relatório Final elaborado pelo Júri do Procedimento, nos termos do artigo 124.º, do Código dos Contratos Públicos.
Não foram tornados públicos no sítio Internet do Município os despachos anteriores deste processo, nomeadamente referentes à abertura de procedimento, à escolha e aprovação das peças de procedimento, preço-base, escolha das entidades a convidar e parecer prévio vinculativo.
Obras decorrem até Janeiro de 2021
Clicar na imagem para ampliar.
As obras da Casa da Cidadania Salgueiro Maia estão a decorrer desde Abril do ano passado num espaço do Castelo (zona de acesso e adjacente à Torre de Menagem) que se encontra encerrado ao público até ao próximo mês de Janeiro de 2021.
Esta obra de “Requalificação das Muralhas do Castelo de Castelo de Vide/Implementação da Casa da Cidadania Salgueiro Maia”orça em cerca de 1,1 milhões de euros, sendo 276 mil euros dos cofres municipais e 828.170 euros de fundos comunitários, aprovados durante a anterior legislatura do PS.
O espólio deixado por Salgueiro Maia à sua terra
Salgueiro Maia, natural de Castelo de Vide, expressou em testamento a vontade de deixar o seu espólio ao Município para que fosse objeto de musealização.
Entre as peças que fazem parte do espólio a instalar no núcleo museológico figura o conhecido megafone com que, em 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o então capitão intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia.
O espaço museológico vai também exibir o uniforme e o 'quico' que Salgueiro Maia envergava nesse dia, entre outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares pertencentes ao militar.
A Casa da Cidadania Salgueiro Maia vai acolher ainda uma área com cartazes, fotografias e uma coleção de miniaturas de carros de combate, a especialidade de Salgueiro Maia como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional.
A P-06-Atelier - Ambientes e Comunicação
Fundada em 2006 por Nuno Gusmão, Estela Estanislau, Pedro Anjos e Catarina Carreira, a P-06 atelier, desenvolve projetos de design global, ambientes, exposições, identidades e editorial.
À equipa dos sócios fundadores juntam-se atualmente mais três designers séniores e três designers juniores.
O atelier trabalha normalmente em colaboração com arquitetos, paisagistas, engenheiros e profissionais de outras áreas, ampliando assim o âmbito do trabalho e enriquecendo o resultado de cada intervenção.
Desde 2009 os trabalhos desenvolvidos começaram a ter reconhecimento, recebendo prémios nacionais e internacionais, entre estes o mais prestigiado do Red Dot Design Awards, o Grand Prix. © NCV
A P-06-Atelier - Ambientes e Comunicação,

Sem comentários: