12 de dezembro de 2020

CIMAA entrega ao Agrupamento de Escolas José Régio prémios do concurso Recognize & Change Portugal

Foto © CIMAA/NCV
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo procedeu à entrega dos prémios aos vencedores do concurso do terceiro ano do projeto “Recognize & Change”, momento que deu por concluída mais uma fase deste projeto que irá terminar a sua ação em dezembro.
Num ano atípico, em que a pandemia que vivemos limitou o que seria o normal desenvolvimento das ações do projeto, também a sessão de apresentação dos vídeos que participaram no concurso, bem como a entrega dos prémios, não decorreu como estava previsto com a realização de um evento, como explica uma nota da CIMAA.
Alunos da Escola José Régio de Portalegre
Os alunos da Escola José Régio, de Portalegre, conquistaram a totalidade dos prémios ao protagonizarem aqueles que foram os vídeos mais votados do concurso que tinha como tema “#acthuman”, e estão de parabéns pela sua participação e envolvimento neste desafio.
O vídeo “Reflexões”, do 9º C da Escola José Régio, foi o vídeo mais votado na plataforma do projeto, bem como pelo júri.
Duarte Claudino, em representação da CIMAA e MLAE do Recognize & Change Portugal, entregou à diretora do Agrupamento de Escolas José Régio, Rute Sanguinho, os diplomas e prémios dos vencedores que serão posteriormente entregues aos alunos, e agradeceu a forma empenhada como o estabelecimento de ensino esteve envolvido na dinamização do projeto, e pelo papel que professores e dos alunos tiveram em disseminar as mensagens que foram trabalhadas durante os vários workshops e ações, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e cada vez menos discriminatório, Rute Sanguinho agradeceu à CIMAA a oportunidade que deu à Escola José Régio, para integrar este projeto educativo, que permitiu envolver os alunos em temáticas que “acreditamos serem de grande importância para o seu desenvolvimento interpessoal”, e que “contribuíram para ajudar a melhorar o ambiente escolar, tornando-o cada vez mais inclusivo, menos discriminatório, criando jovens mais conscientes e com a capacidade de agir para que haja uma mudança na forma como estes temas são encarados pela sociedade”, frisou a responsável.
Projeto co-financiado pela Comissão Europeia - DG EuropeAid
O Recognize & Change é um projeto desenvolvido no âmbito do DEAR - Educação, Desenvolvimento e Educação, co-financiado pela Comissão Europeia - DG EuropeAid, que iniciou a sua ação em 2018, tendo a duração de três anos, e envolveu parceiros do Brasil, Bulgária, Cavo Verde, Espanha, França, Grécia, Itália e Roménia, sendo a CIMAA a entidade que representa Portugal neste projeto.
Tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre as diferentes formas de violência e discriminação, particularmente as relacionadas às origens culturais, migratórias e de género, incentivando a participação ativa na divulgação de uma cultura inclusiva e não discriminatória. © NCV

Sem comentários: