26 de janeiro de 2021

Começam ainda este mês as obras de reabilitação da Sé Catedral de Portalegre no valor de 3,3 milhões de euros

As obras da Sé Catedral de Portalegre vão começar no final do corrente mês de Janeiro. A notícia foi conhecida depois da assinatura do contrato da empreitada entre a Diocese de Portalegre-Castelo Branco, representada pelo Cónego Bonifácio dos Santos Bernardo, e a empresa Teixeira Pinto Soares, Lda., representada por Pedro Miguel Macedo Soares.
A entidade promotora é a Diocese de Portalegre-Castelo Branco. O projeto, da autoria dos arquitetos Rui Barreiras Duarte e Ana Paula Pinheiro, é designado “Reabilitação da Sé Catedral, claustros e espaços anexos” e envolve a reabilitação do imóvel edificado, bem como do móvel e integrado (nomeadamente retabulística, imagens …). Os retábulos dos altares são compostos por quase uma centena de pinturas, conjunto singular do estilo maneirista em Portugal (séculos XVI-XVII), concentrado num só espaço. Neles colaboraram os mais conceituados pintores em serviço no país. Luís de Morales, o ‘divino’ deixou neles a sua marca.
Orçamento global de 3,297 euros (mais IVA)
O orçamento global desta operação (sem IVA) indica um custo total de €3 297 343,24 euros, sendo elegível 2 901 952,59 euros para apoio financeiro da União Europeia, através do FEDER (2 176 464,45 euros). A contrapartida nacional (a custear pela Diocese) é assim de 725.488,14 euros.
O prazo originalmente determinado para estas obras é 31 de Dezembro do corrente ano, que o cónego Bonifácio Bernardo considera “curto demais, como é bem de ver”. Para o Deão do Cabido da Catedral, “a atual pandemia também contribuiu para atrasar o início das obras. É de prever a prorrogação deste prazo, o que só se pode solicitar, no decurso das mesmas obras. Se tal acontecer, é preciso justificar adequadamente este eventual pedido de prorrogação”. © NCV

Sem comentários: