20 de janeiro de 2021

Fundação Nossa Senhora da Esperança:
surto de Covid-19 afeta 59 utentes e trabalhadores

“Apesar dos redobrados e permanentes esforços de prevenção e combate à pandemia desenvolvidos desde Março do ano passado”, regista-se neste momento um grave surto de Covid-19 nos dois lares de idosos da Fundação Nossa Senhora da Esperança, em Castelo de Vide, segundo informação tornada pública ontem pelo seu Conselho de Administração.
No Lar João Gonçalves Palmeiro Novo e no Lar do Convento registam-se neste momento 59 casos positivos entre os utentes e os trabalhadores, que estão todos assintomáticos e em isolamento sanitário.
Segundo a Fundação, “estão a ser seguidas todas as recomendações das autoridade de saúde que foram de imediato postas ao corrente da situação e têm sido devidamente atualizadas sobre a evolução da mesma”.
Detetado no sábado desenvolveu-se rapidamente
O comunicado de imprensa da Fundação adianta que o surto foi detetado no passado sábado dia 16 de Janeiro no quadro dos esforços de testagem regular levados a cabo pela instituição com a aplicação de testes rápidos antigénio, que são “os únicos que estão ao nosso alcance”.
“Apesar de terem sido colocados todos os utentes em alas e outras condições de isolamento e ativadas todas as medidas previstas nos planos de contingência, o surto desenvolveu-se de forma extraordinariamente rápida nas últimas 72 horas”.
Empenhamento de trabalhadores e colaboração dos utentes
“Nesta hora queremos deixar uma palavra de reconhecimento público a todos os trabalhadores da Fundação pela inexcedível dedicação e empenhamento com que têm enfrentado esta pandemia, lado a lado com os próprios utentes cuja boa compreensão e ativa colaboração igualmente se releva”, sublinha o Conselho de Administração da Fundação Nossa Senhora da Esperança.
Surto no Lar de Santo Amaro da Misericórdia local
Recorda-se que neste momento existe um outro surto Covid-19 no Lar de Santo Amaro da Santa Casa da Misericórdia local com 24 utentes e funcionários infetados entre os 35 residentes e os mais de 20 colaboradores. Todos se encontram assintomáticos.
Trata-se do segundo surto que afeta unidades desta instituição. Em Dezembro, no Lar João José Le Cocq registou um surto de Covid-19 infetou a totalidade dos 25 utentes e 11 funcionários. O surto foi considerado com “debelado” no passado dia 31 de Dezembro. © NCV

Sem comentários: