21 de janeiro de 2021

Plano Anual de Feiras e Mercados em Castelo de Vide altera feiras anuais para a 6ª feira mais próxima

Foto © Susana Machado/NCV (arquivo)

Sem prejuízo de regras especiais mais restritivas, designadamente em matéria de limitações à realização de feiras ou mercados que prevaleçam em função do regime especial que for aplicável ao concelho de Castelo de Vide no âmbito da pandemia Covid-19”, o Executivo Municipal aprovou na sua reunião do passado dia 6 de Janeiro o Plano Anual de Feiras e Mercados no Concelho para este ano.
A principal alteração decorreu de uma proposta do vereador Fernando Valhelhas (PS), aprovada por unanimidade, no sentido de que as feiras anuais passam a realizar-se na sexta-feira mais próxima do dia proposto que corresponde ao tradicional.
Feira de S. Lourenço este ano a 13 de Agosto
Assim, mantêm-se as três feiras anuais: Feira de Santo Amaro – 15 de Janeiro (6ª feira), que não se realizou devido ao estado de emergência, a Feira dos Ramos – 28 de Março (Domingo antes do dia de Páscoa) e Feira de São Lourenço – 13 de Agosto de 2020 (considerada a 6ª feira mais próxima do dia 10).
Mercados semanais sem alterações
Em Castelo de Vide haverá mercados semanais nas três primeiras sextas-feiras de cada mês; nos meses com 5 semanas, também haverá mercado semanal na quarta sexta-feira do mês. Na última sexta-feira de cada mês mantém-se o habitual Mercado Franco.
Em Póvoa e Meadas os mercados mantêm-se às quartas-Feiras e Domingos.
As Feiras e Mercados de Castelo de Vide realizam-se em regra na Praça D. Pedro V, e os Mercados de Póvoa e Meadas realizam-se na Rua do Mercado, em Póvoa e Meadas.
Mercados em tempo de feiras
O plano prevê, no entanto, que se excetuem “os casos que, por motivos de força maior, obriguem os mercados a serem realizados noutros espaços alternativos”. E determina que “o mercado semanal anterior a uma feira não é realizado” e que “o mercado semanal posterior a uma feira anual só é realizado se existir um período de cinco dias seguidos inclusive a separar os dois”. © NCV

Sem comentários: