20 de janeiro de 2021

Projeto do Instituto de Estudos Medievais (FCSH/UNL) faz reconstituição virtual das zonas históricas de Castelo de Vide e Cáceres com apoio da FCT

O Instituto de Estudos Medievais - IEM da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa comunicou à Câmara Municipal de Castelo de Vide que vai avançar o projeto “Pensa em grande sobre as pequenas vilas de fronteira: Alto Alentejo e Alta Extremadura leonesa (séculos XIII-XIV)”.
Os dois “objetivos principais”, contando com a participação de engenheiros do INESC-TEC traduzem-se “na reconstituição virtual das zonas históricas de Castelo de Vide e de Cáceres e no estudo da interação vilas raianas, dos dois lados da fronteira, nessa região”.
Financiamento de 188 mil euros
Submetido à FCT em Abril do ano passado, o projeto foi recomendado para financiamento e obteve um apoio de 188 mil euros que é considerado “um excelente incentivo para desenvolver a investigação e, com base nos outputs a produzir, exercer um verdadeiro impacto na sociedade local”. Vai agora ser discutido em detalhe pelo IEM com a FCSH a fim de se poder iniciar.
Castelo de Vide escolhido para este tipo de projetos
Ao dar a conhecer este projeto e o seu financiamento, na primeira reunião do Executivo Municipal de Dezembro passado, António Pita saudou “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Instituto de Estudos Medievais” no quadro do protocolo assinado há 5 anos que “traz conhecimento e dinâmicas para o território”. O autarca congratulou-se “pelo facto de a Faculdade ter escolhido Castelo de Vide para este tipo de projetos”.
Uma colaboração com 5 anos
Recorda-se que o IEM realiza em Castelo de Vide desde há 5 anos as Jornadas Internacionais da Idade Média e a Escola de Outono de Estudos Medievais, no início do mês de Outubro, e para este ano tem também já prevista a concretização do colóquio “Pequenas Cidades e Saúde, da Idade Média à Época Contemporânea” de 6 a 8 de Maio próximo, como o NCV atempadamente noticiou. © NCV

Sem comentários: