28 de fevereiro de 2021

Até 16 de Março a fronteira de Galegos continua aberta apenas nos dias úteis entre as 6 e as 20 horas
- Marvão insiste na abertura 24 horas por dia

Foto © CMM/NCV
Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou ontem que o controlo nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vai ser prolongado até dia 16 de Março.
Assim, a partir das 00h00 da próxima terça-feira, dia 2 de Março, mantém-se limitada a circulação entre Portugal e Espanha - e somente nos PPA - ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência". Contudo, estas limitações não impedem a entrada em Portugal de cidadãos nacionais e de titulares de autorização de residência em Portugal, bem como a saída de cidadãos residentes noutros países.
Marvão continua a defender abertura 24 horas por dia
Mas, apesar de todos os esforços desenvolvidos pela Câmara Municipal de Marvão, o Governo mantém a circulação na fronteira de Galegos - Porto Roque limitada aos dias úteis, entre as 6 e as 20 horas. Por isso, “o Município lamenta que a tutela não tenha mostrado abertura para dialogar, não tenha considerado as preocupações manifestadas pelos territórios raianos de Marvão e Valencia de Alcántara, nem revertido uma medida que vai continuar a prejudicar, substancialmente, as suas populações”. Por isso, “o Município de Marvão vai continuar a defender a abertura da fronteira de Galegos Porto Roque, 24h por dia”.
“Esta é uma decisão com a qual a autarquia não pode concordar, porque afeta consideravelmente a economia, bem como as empresas que trabalham nos dois lados da fronteira, assim como toda a cooperação transfronteiriça, já tão diminuída pela pandemia que nos assola há praticamente um ano”, considera a autarquia marvanense em nota divulgada sobre o assunto. © NCV

Sem comentários: