25 de março de 2021

Alexandre Maniés restaurou oratório com pintura “A Anunciação” para a "Casa da Inquisição"

Fotos © D.R./NCV
Fotos © D.R./NCV
Um valioso oratório setecentista propriedade da Câmara Municipal de Castelo de Vide, cuja origem não foi divulgada, foi recentemente alvo de um profundo restauro por Alexandre Maniés, já se encontra depositado no futuro espaço museológico Casa da Inquisição que está a ser instalado na Casa do Morgado, na Rua Nova.
O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal para quem esta obra constitui “rum óleo de grande beleza que se encontrava em muito mau estado de conservação e que agora, graças a esta cuidada intervenção, será possível admirar o requinte da pintura composta por vários e curiosos pormenores de A Anunciação”.
“Concebida para enriquecer o acervo deste futuro museu, o qual pretende ser uma abordagem original e afirmar-se no panorama internacional na temática Judaísmo-Inquisição, terá um particular destaque na narrativa museal”, adianta a nota publicada nas redes sociais.
Três intervenções de Alexandre Maniés
“Com este trabalho do conservador-restaurador castelo-vidense, ficam assim finalizadas três complexas intervenções de restauro no imóvel, pelo que importa sublinhar publicamente o enorme entusiasmo, dedicação e disponibilidade com que Alexandre Maniés (e a sua equipa) nos últimos meses viveu este processo de recuperação do nosso património municipal, decerto também ainda mais motivado por estar a contribuir para a valorização destes bens artísticos da sua terra”.
Esta referência feita pelo autarca (ver notícia AQUI) inclui os trabalhos desenvolvidos no edifício da futura Casa da Inquisição (Casa do Morgado) e nos Paços do Concelho” (teto do Salão Nobre).
Projetos de iluminação na fase seguinte
“Considerando a delicadeza dos materiais e a necessidade de expo-los ao público salvaguardando as condições técnicas recomendáveis, a fase seguinte estará nas mãos de reputados especialistas, como é o caso de Vitor Vajão que definiu o projeto específico da iluminação para estes bens agora restaurados”.
Na sua nota, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide deixou “uma palavra de agradecimento aos vários trabalhadores/colaboradores, de diferentes secções da Autarquia, que têm acompanhado de modo dedicado o desenvolvimento deste projeto, o qual se pretende abrir no próximo verão para contemplação da população e dos turistas, marcando seguramente a diferença da oferta cultural da região”. © NCV

Sem comentários: