27 de março de 2021

Cerimónias religiosas da Semana Santa confinadas ao interior da Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa

Foto © D.R./NCV
As cerimónias religiosas da Semana Santa em Castelo de Vide realizam-se este ano de forma minimalista, sem quaisquer procissões, e confinadas ao espaço interior da Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa.
Considerada o maior templo do Alto Alentejo, tem possibilidade de albergar cerca de uma centena de pessoas tendo em conta a necessidade de respeitar as normas emitidas pela DGS, e o seu interior já se encontra preparado com sinalização de regras de distribuição dos fiéis, como se pode ver na foto que se publica junto.
Por razões ligadas às limitações ditadas pela pandemia e consequente necessidade de prevenir e combater a disseminação comunitária do Covid-19, a Paróquia definiu um programa que respeita as normas emitidas pelo Vaticano em Fevereiro e mais recente,mente pela Conferência Episcopal portuguesa (ver notícia AQUI).
Amanhã há bênção dos ramos e via sacra
Amanhã, Domingo de Ramos dia 28 de Março, terá lugar pelas 12 horas a bênção dos ramos na Igreja Matriz, devendo cada um dos fiéis ser portador do seu próprio ramo já que está vedada e não é aconselhada a sua distribuição.
Pelas 17 horas haverá na mesma igreja uma via sacra.
Segundo a Conferência Episcopal portuguesa (CEP) a comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém deve ser celebrada “de forma simples” ou evitando os ajuntamentos dos fiéis; os ministros e os fiéis tenham nas mãos o ramo de oliveira ou a palma que trazem consigo e de nenhum modo pode ser permitida a entrega ou a troca de ramos”.
Quinta-feira Santa: missa solene sem lava-pés
Na Quinta-feira Santa, dia 1 de Abril, haverá missa solene pelas 18 horas seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 20 horas, período durante o qual estará disponível um sacerdote para confissões.
As normas genéricas da CEP sublinham que será omitido o lava-pés. E “no final da celebração, o Santíssimo Sacramento poderá ser levado, como se prevê no rito, para o lugar da reposição numa capela da igreja onde se possa fazer a adoração, no respeito das normas para o tempo da pandemia”.
Celebração da Paixão e comunhão na Sexta-feira Santa
Por outro lado na Sexta-feira Santa terá lugar pelas 15 horas a Celebração da Paixão com distribuição da sagrada comunhão. Para a CEP, o “ato de adoração da Cruz mediante o beijo seja limitado só ao presidente da celebração”.
Sábado de Aleluia: benção “se houver cordeiros”
Finalmente, no sábado a Paróquia tem previsto que “se houver cordeiros faremos a bênção” pelas 10 horas, Às 21 horas tem lugar a Vigília Pascal, que “poderá ser celebrada em todas as suas partes como previsto pelo rito”.
Vigília Pascal sem chocalhada
Mas não deverá realizar-se a habitual “chocalhada” popular que tradicionalmente se lhe segue pelas ruas da Vila, por não poder de forma nenhuma obedecer às normas de segurança sanitária determinadas pelas autoridades de saúde. Em Castelo de Vide poderá e deverá assim ser seguida a alternativa de “chocalhada à janela”.
Domingo da Ressurreição sem procissão
No Domingo da Ressurreição deverá concretizar-se a habitual missa pelas 12 horas, mas não será novamente antecedida pela procissão pelas ruas da Vila tradicionalmente organizada e promovida pela Câmara Municipal. © NCV

Sem comentários: