23 de abril de 2021

No Dia Mundial do Livro GACV sugere leitura dos “Colóquios dos Simples” de Garcia d’Orta

No Dia Mundial do Livro, que se assinala hoje, o Grupo de Amigos de Castelo de Vide sugere a leitura da obra “Colóquios dos Simples” de Garcia d’Orta cuja edição facsimile mais recente foi desenvolvida no âmbito do projeto “Entre Diálogos” sob a responsabilidade e em articulação com a Biblioteca Nacional de Portugal.
Projeto Entre Diálogos
A iniciativa desta edição integrou-se no Projeto Entre Diálogos, uma evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta, projeto desenvolvido pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide, em estreita articulação com a Direção Regional de Cultura do Alentejo (entidade editora), que resultou da proposta da presidente da associação do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, Maria do Carmo Fernandes Alexandre ao Orçamento Participativo de Portugal 2017.
Ainda há exemplares disponíveis
Este novo facsimile da obra do ilustre castelovidense (os anteriores encontram-se esgotados há anos) foi apresentado e lançado na Universidade de Évora, durante o “Novos Colóquios dos Simples – releituras” que ali tiveram lugar nos dias 24 e 25 de Maio de 2019.
A publicação continua disponível ao preço unitário de 25 euros em Castelo de Vide, na Papelaria Santa Filomena ou diretamente no Grupo de Amigos se solicitada por e-mail (para AQUI).
Dia Mundial do Livro
O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996 no dia 23 de Abril por decisão da UNESCO. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor. A data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor. © NCV

Sem comentários: