4 de maio de 2021

Atribuído subsídio de 5 mil euros à ACD de Póvoa e Meadas para manutenção do edifício-sede (municipal)

Foto © PMTV/NCV
A Câmara Municipal de Castelo de Vide deliberou por unanimidade na sua reunião do passado dia 7 de Abril atribuir um subsídio financeiro pontual de 5 mil euros à Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meadas “para fazer face a despesas correntes com a manutenção da respetiva sede/edifício”.
A proposta partiu do Presidente da Câmara Municipal com base na análise e proposta a um “pedido de subsídio apresentado” efetuada pela equipa de avaliação prevista no Regulamento de Apoio ao Associativismo e a Iniciativas de Interesse Público no Concelho de Castelo de Vide.
Os vereadores do Partido Socialista (Tiago Malato e João Diogo Carlos) votaram esta proposta "na garantia da legaldade do ato, dada pela proposta do Senhor Presidente".
“Salvaguardar as condições mínimas”
A referida proposta sublinha “as redobradas dificuldades que a atual Direção tem vivido, na medida que a falta de receitas, a inexistência de saldo e as despesas de manutenção e conservação do imóvel comprometem a sustentabilidade da continuidade da Coletividade”.
“Num momento em que a Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meadas pretende desenvolver atividades culturais e desportivas, promovendo realizações essenciais para o enriquecimento da Freguesia, este subsídio pontual assume papel determinante para salvaguardar as condições mínimas para a prossecução dos objetivos propostos em prol da população visada”, adianta o mesmo documento.
Edifício-sede pertence ao património municipal
O NCV recorda que a sede que a ACD de Póvoa e Meadas há largos anos utiliza constitui um edifício do património municipal que lhe foi cedido informalmente e cuja situação legal se encontra em fase de regularização pelo menos desde Novembro do ano passado, quando a Direção se viu forçada a encerrar o bar, na sequência de uma denúncia anónima feita às autoridades, como o NCV então noticiou; essa denúncia concreta mostrou-se sem fundamento mas deu azo a que as autoridades intervenientes detetassem a ausência de “documento de autorização da Câmara Municipal” por parte da gerência do bar.
Reabertura do bar só depois de 15 de Maio
A questão da reabertura do bar não foi propriamente tratada na última assembleia geral, como estava previsto, mas foram considerados os protocolos a estabelecer com o Município em relação ao referido edifício-sede que serão assinados na cerimónia do 36º aniversário no próximo dia 15 de Maio.
Ainda em matéria de apoios municipais nesta fase de revitalização da atividade desta Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meadas que a mesma recebeu recentemente (Novembro de 2020) um outro subsídio municipal pontual de 2800 euros destinado a minimizar as despesas de participação de José Manuel Faria Galhofas no “Campeonato Nacional de Todo o Terreno em Moto 4”. © NCV

Sem comentários: