3 de maio de 2021

Conhecido o Plano Municipal de Testagem:
começa amanhã a testagem ao vírus da Covid-19 junto da população ligada ao setor empresarial

Clicar na imagem para ampliar.
A testagem ao vírus Sars Cov-2 responsável pela doença Covid-19 em Castelo de Vide tem início amanhã, terça-feira dia 4 de Maio, nas instalações do Cine-Teatro Mouzinho da Silveira. Nesta fase, anunciada no passado dia 27 de Abril, “privilegiam-se os trabalhadores/colaboradores/empresários ligados a qualquer ramo do setor privado, em especial os que desenvolvem a atividade em regime de porta aberta ao público”.
Inscrição prévia pelo telefone 918 537 247
Os interessados terão no entanto de efetuar uma inscrição prévia junto do Gabinete Municipal de Proteção Civil através do telefone número 918 537 247.
Quem eventualmente manifestar sintomas da doença não deverá recorrer a este tipo de testes mas sim contactar a linha Saúde 24 (808 24 24 24). Por outro lado, o recurso a esta testagem por parte de quem tenha estado infetado há menos de 90 dias também não é aconselhado.
Plano Municipal de Testagem
Esta ação enquadra-se já no Plano Municipal de Testagem que o NCV solicitou formalmente à Câmara Municipal e hoje junto divulga na íntegra, dado o seu interesse. Prometido em Fevereiro passado pelo Presidente da Câmara Municipal o documento foi tornado público (datado de Abril de 2021) aos deputados municipais imediatamente antes da última reunião da Assembleia Municipal, antes mesmo de ser levado a reunião do Executivo Municipal quer para decisão ou para simples conhecimento.
Clicar na imagem para ampliar.
A coordenação destas ações de testagem está cometida neste Plano à Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Ana Faria, e ao vereador com o pelouro da Saúde, Nuno Calixto.
De uma proposta preventiva a uma solução reativa...
Recorda-se que a Câmara Municipal de Castelo de Vide aprovou por unanimidade na sua reunião de 17 de Fevereiro passado uma proposta do Partido Socialista de “testagem massiva e periódica de toda a população do Concelho (sic), de acordo com o Plano Municipal de Rastreio” e as normas da DGS “relacionadas com os testes laboratoriais, o rastreio e os contactos da população”.
Mas, dois meses volvidos, o Plano Municipal de Testagem considera agora que a testagem de responsabilidade municipal será desenvolvida “em estreita articulação com os Serviços de Saúde em complemento com as demais medidas implementadas pelo Governo, promovendo a testagem à população sempre que se justifique” e estabelece um conjunto de 6 prioridades. Adicionalmente o Plano menciona que “todos os casos/situações que não se encontram contempladas no documento serão analisados de acordo com as orientações das Autoridades de Saúde”.
Fortes críticas aos “Serviços de Saúde”
Curiosamente a atuação dos “Serviços de Saúde” é fortemente criticada neste documento municipal, cuja resposta aos “casos diagnosticados” é considerada “lenta e desajustada, situação que muitas vezes provoca insegurança e intranquilidade, quer ao nível individual quer ao nível coletivo”. Por outro lado, em relação aos casos e situações de Covid-19 detetados na comunidade o documento realça que na “resposta dos Serviços competentes” os mesmos “não merecem atenção devida no tempo devido, sendo que a generalidade das pessoas perceciona que o processo de rastreio põe em risco a capacidade do controlo da propagação do vírus Sars Cov-2” (sic). © NCV

Sem comentários: