P U B L I C I D A D E

Mostrar mensagens com a etiqueta “Entre Diálogos – evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta”. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta “Entre Diálogos – evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta”. Mostrar todas as mensagens

28 de janeiro de 2019

Fotorreportagem: Oficina “De Orta para a Arte: retratos de cheiros e sabores” na Escola da Portagem (Marvão)

Foto © NCV
Sob a orientação da arquitecta Susana Bicho teve lugar na passada sexta-feira, dia 24 de Janeiro (Dia da Restauração do Concelho), na Escola Básica Integrada da Portagem uma oficina de educação patrimonial “De Orta para a Arte: retratos de cheiros e sabores”.
A iniciativa enquadrou-se no serviço educativo do projeto “Entre Diálogos - Evocação dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta” financiado pelo Orçamento Participativo Português 2017. © NCV
Foto © NCV
Foto © NCV
Foto © NCV
Foto © NCV
Foto © NCV

24 de janeiro de 2019

Oficina “De Orta para a Arte: retratos de cheiros e sabores” hoje na Escola da Portagem (Marvão)

Tem lugar hoje, dia 24 de Janeiro (Dia da Restauração do Concelho), na Escola Básica Integrada da Portagem a oficina de educação patrimonial “De Orta para a Arte: retratos de cheiros e sabores” animada pela arquitecta Susana Bicho.
A iniciativa tem lugar no quadro do serviço educativo do projeto “Entre Diálogos - Evocação dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta” financiado pelo Orçamento Participativo Português 2017.
Médico e botânico natural de Castelo de Vide, pioneiro do método científico, Garcia d'Orta foi também um viajante, partindo para a Índia em 1534. O seu livro aborda essencialmente as plantas medicinais do Oriente, desde as cobiçadas especiarias até outras completamente desconhecidas na Europa da época, como a árvore-triste. Num diálogo permanente entre personagens, entre culturas, entre a fantasia e as verdades que a experiência evidenciou, o seu livro fez avançar a ciência, abrindo o conhecimento a mundo. © NCV

9 de dezembro de 2018

Coleção de 12 postais com ilustrações de Barbara Walraven evoca os 450 anos da morte de Garcia d'Orta


No âmbito do projeto “Entre Diálogos “- Evocação à efeméride Garcia de Orta (450 anos após a sua morte)” (OPP 2017), desenvolvido pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, foi editada uma bonita coleção de 12 postais com ilustrações (aguarelas) da artista Barbara Walraven concebidas para o projeto.
A colecção foi apresentada em Julho passado durante o Festival Garcia d'Orta e pode ser adquirida na Fotovila, na Papelaria de Santa Filomena, no Posto de Turismo e em diversos pontos do comércio local ao preço de 10 euros.
Exposição na Pastelaria Doces e Companhia
Uma exposição destas aguarelas originais de Bárbara Walraven está agora patente ao público em Castelo de Vide na Doces e Companhia (ver noticia AQUI), depois de ter estado no Pirolito Bar, e continuará a sua itinerância durante o ano de 2019 por outros estabelecimentos comerciais da Vila que pretendam acolhê-la, segundo apurou o NCV junto da Direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide. © NCV




6 de dezembro de 2018

Missa e o Concerto pelo Coro Cantare et Sonare e Convívio de Natal do Grupo de Amigos ontem em Póvoa e Meadas


Teve lugar ontem ao final da tarde na Igreja de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas a Missa e o Concerto pelo Coro Cantare et Sonare (ver notícia AQUI). O evento foi do agrado geral dos assistentes e foi transmitido em direto pela Póvoa e Meadas TV (ver gravação e reportagem fotográfica que publicamos em conjunto com esta notícia).

A Presidente da Direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide fez a primeira leitura da missa e na homilia o cónego Tarcísio aludiu à biografia de Garcia d'Orta para realçar a sua importância sem deixar de se referir ao papel da Inquisição.
Convívio de Natal do Grupo de Amigos
Seguiu-se nas instalações da Junta de Freguesia local o Convívio de Natal do Grupo de Amigos de Castelo de Vide. 
Uma sopa da pedra confeccionada pelo chef João Boto aqueceu os presentes, acompanhada por omolete de camarão e orelha de coentrada, uma cabeça de xara, farinheira com ovos, salgados e chamuças que fizeram a delícia do palato dos presentes. Não faltaram as azevias e doces e o ágape terminou com castanhas assadas, uma cortesia da Junta de Freguesia. © NCV
Fotos © PMTV/NCV

17 de novembro de 2018

Comitiva do Grupo de Amigos de Castelo de Vide hoje em Lisboa evoca os 450 anos da morte Garcia d'Orta

Clicar na imagem pra ampliar.
Uma comitiva do Grupo de Amigos de Castelo de Vide desloca-se hoje à capital num “roteiro-Lisboa”, um percurso evocativo da passagem dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta, no quadro do projeto “Entre Diálogos” apoiado pelo Orçamento Participativo de Portugal. 
O Grupo de Amigos convidou também os castelovidenses, povoenses e marvanenses a juntarem-se ao Grupo nesta homenagem pública, pelo que os participantes aumentam à chegada a Lisboa.
Visita guiada ao Jardim Garcia de Orta
O grupo castelovidense parte logo pelas 6:30 horas da Praça Valência de Alcântara em direção ao Parque das Nações, em Lisboa, onde começa por visitar o Oceanário pelas 10 horas. Segue-se, pelas 11:30 horas, um visita guiada ao Jardim Garcia de Orta acompanhada pelo botânico Professor Jorge Paiva.
Recepção e almoço na Casa de Goa
O programa prossegue com uma recepção e brinde de boas vindas com almoço temático na Casa de Goa (na Calçada do Livramento, em Alcântara junto ao Palácio das Necessidades), depois de no caminho passar pela Rua Garcia de Orta.
Depois de almoço deslocação até Belém onde se realiza um itinerário a pé com visita contextualizada junto da Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e Mosteiros dos Jerónimos. 
Estátua no Instituto Medicina Tropical 
No caminho será efetuada uma pequena paragem à entrada do Instituto Medicina Tropical junto à estátua de Garcia d'Orta.
O roteiro termina na Pastelaria Versailles Belém com um lanche na companhia do Chefe Carlos Palmeiro (de Castelo de Vide), estando a partida de regresso a Castelo de Vide prevista para as 17:45 horas. © NCV

15 de novembro de 2018

“Lanche saudável dos Colóquios” no Clube D'Orta prá Cozinha no Dia da Alimentação e Cozinha Saudáveis

Foto © D.R./NCV
Realizou-se no passado dia 8 de Novembro (quinta-feira) no Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide a oficina “lanche saudável dos Colóquios”, mais uma atividade que deu continuidade à calendarização do Serviço Educativo do Projeto OPP Garcia d’ Orta - “Entre Diálogos”.
Foto © D.R./NCV

No dia em que se assinalou o Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis, os alunos do Clube D'Orta prá Cozinha, coordenado pelas professoras Teresa Calixto e Fátima Amaro, prepararam um lanche saudável, evocando assim a efeméride dos 450 anos da morte de Garcia d’ Orta.
Esta oficina realizada pela Susana Bicho com a colaboração da Escola EB 2,3 Garcia d’ Orta.
Foto © D.R./NCV
Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis
O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis celebra-se anualmente a 8 de Novembro nos estados membros da União Europeia.
A data foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa. © NCV

Foto © D.R./NCV

13 de novembro de 2018

Grupo de Amigos de Castelo de Vide divulgou programa completo do "Roteiro-Lisboa" de sábado

Clicar para ampliar.
O Grupo de Amigos de Castelo de Vide divulgou o programa do “roteiro-Lisboa” que organiza no próximo sábado evocativo da passagem dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta, no quadro do projeto “Entre Diálogos” apoiado pelo Orçamento Participativo de Portugal.
Visita guiada ao Jardim Garcia de Orta
A comitiva castelovidense parte logo pelas 6:30 horas da Praça Valência de Alcântara em direção ao Parque das Nações, em Lisboa, onde começa por visitar o Oceanário pelas 10 horas. Segue-se, pelas 11:30 horas, um visita guiada ao Jardim Garcia de Orta acompanhada pelo botânico Professor Jorge Paiva.
Recepção e almoço na Casa de Goa
O programa prossegue com uma recepção e brinde de boas vindas com almoço temático na Casa de Goa (na Calçada do Livramento, em Alcântara junto ao Palácio das Necessidades), depois de no caminho passar pela Rua Garcia de Orta.
Depois de almoço deslocação até Belém onde se realiza um itinerário a pé com visita contextualizada junto da Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e Mosteiros dos Jerónimos. 
Estátua no Instituto Medicina Tropical 
No caminho será efetuada uma pequena paragem à entrada do Instituto Medicina Tropical junto à estátua de Garcia d'Orta.
O roteiro termina na Pastelaria Versailles Belém com um lanche na companhia do Chefe Carlos Palmeiro (de Castelo de Vide), estando a partida de regresso a Castelo de Vide prevista para as 17:45 horas.
Pode juntar-se ao grupo em Lisboa
O Grupo de Amigos convida os castelovidenses, povoenses e marvanenses a se juntarem ao Grupo nesta homenagem pública. A viagem vai ser comparticipada pelo Orçamento Participativo de Portugal pelo que o custo da viagem (lugares limitados ) é de 30 euros por pessoa. Para quem se pretender juntar ao grupo em Lisboa o preço é de 20 euros por pessoa (inclui o almoço na Casa de Goa).
As inscrições e demais informações podem ser obtidas na Papelaria Santa Filomena em Castelo de Vide ou diretamente junto do Grupo de Amigos de Castelo de Vide através do email (grupoamigos.castelodevide@gmail.com ou do elemóvel 964657914. © NCV

11 de novembro de 2018

Evocação dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta: editada coleção de 12 postais com ilustrações de Barbara Walraven



No âmbito do projeto “Entre Diálogos “- Evocação à efeméride Garcia de Orta (450 anos após a sua morte)” (OPP 2017), desenvolvido pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, foi editada uma bonita coleção de 12 postais com ilustrações (aguarelas) da artista Barbara Walraven concebidas para o projeto.
A colecção foi apresentada em Julho passado durante o Festival Garcia d'Orta e pode ser adquirida na Fotovila, na Papelaria de Santa Filomena, no Posto de Turismo e em diversos pontos do comércio local ao preço de 10 euros. © NCV





Grupo de Amigos de Castelo de Vide: "Roteiro Lisboa" no sábado evoca morte de Garcia d'Orta há 450 anos


4 de novembro de 2018

Jardim Garcia d'Orta valorizado em Dezembro com escultura de Maria Leal da Costa evocativa dos 450 anos da morte do ilustre médico castelo-vidense

© M.L. da Costa/NCV Clicar na imagem para ampliar o desenho.

Foto © D.R./NCV
O Jardim Garcia d'Orta vai ser valorizado com uma escultura de Maria Leal da Costa. Trata-se de uma escultura evocativa dos 450 anos da morte do ilustre médico castelo-vidense, autor dos “Colóquios dos Simples e Drogas...”. A maqueta (que se publica junto) indica uma estrutura de duas páginas encimadas por serpente em alusão à farmacologia e medicina.
Inauguração em Dezembro
O local para esta futura instalação já foi escolhido pela autora com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, e da Presidente do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, Maria do Carmo Fernandes, “prevendo-se que a inauguração seja no próximo mês de Dezembro”, segundo adianta desde já o autarca. 
A tarefa de criar uma escultura evocativa dos 450 anos da morte do ilustre castelo-vidense Garcia de Orta foi confiada à escultora no quadro do Projeto Entre Diálogos aprovado pelo Orçamento Participativo Cultura/2018 em desenvolvimento pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide. © NCV

Grupo de Amigos de Castelo de Vide evoca morte de Garcia d'Orta há 450 anos em "roteiro Lisboa"


2 de novembro de 2018

Projeto “Entre Diálogos” em parcerias luso-espanholas em torno dos “Colóquios dos Simples” de Garcia d'Orta

Fotos © D.R./NCV
No quadro do projeto “Entre Diálogos-Evocação à efeméride Garcia d'Orta 450 anos após a sua morte“ o Grupo de Amigos de Castelo de Vide fez-se representar em Évora na cerimónia pública de apresentação da tradução para língua castelhana dos “Colóquios dos Simples” efetuada por Raquel Madrigal Martinez.
A cerimónia teve lugar na bonita sala dos Reservados da Biblioteca Pública de Évora e a presidente da Direcção do Grupo de Amigos e grande dinamizadora daquele projeto apoiado pelo Orçamento Participativo, Maria do Carmo Fernandes Alexandre, teve o ensejo de apresentar algumas propostas de parceria para um trabalho conjunto a ser desenvolvido na raia luso-espanhola, recordando as raízes espanholas da família Orta. 
A Diretora Regional de Cultura do Alentejo disponibilizou-se de imediato para apoiar a divulgação desta obra por ocasião do próximo lançamento de uma nova edição fac-similada dos “Colóquios dos Simples“ que está a ser preparada pela Biblioteca Nacional no âmbito do projeto “Entre Diálogos“.
A apresentação da tradução para castelhano esteve a cargo do Professor António Fitas. Os presentes tiveram a oportunidade de folhear um dos raros originais da obra “Colóquios dos Simples” de 1563, impresso em Goa, que pertence ao espólio do fundo documental da Biblioteca Pública de Évora. © NCV
Fotos © D.R./NCV

25 de outubro de 2018

Jardim Garcia d'Orta valorizado em Dezembro
com escultura de Maria Leal da Costa evocativa dos 450 anos da morte do ilustre médico castelo-vidense

© M.L. da Costa/NCV Clicar na imagem para ampliar o desenho.
Foto © D.R./NCV
O Jardim Garcia d'Orta vai ser valorizado com uma escultura de Maria Leal da Costa. Trata-se de uma escultura evocativa dos 450 anos da morte do ilustre médico castelo-vidense, autor dos “Colóquios dos Simples e Drogas...”. A maqueta (que se publica junto) indica uma estrutura de duas páginas encimadas por serpente em alusão à farmacologia e medicina.
Inauguração em Dezembro
O local para esta futura instalação foi ontem escolhido pela autora com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, da Presidente do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, e de Maria do Carmo Fernandes, “prevendo-se que a inauguração seja no próximo mês de Dezembro”, segundo adianta desde já o autarca. 
A tarefa de criar uma escultura evocativa dos 450 anos da morte do ilustre castelo-vidense Garcia de Orta foi confiada à escultora no quadro do Projeto Entre Diálogos aprovado pelo Orçamento Participativo Cultura/2018 em desenvolvimento pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide. © NCV

17 de outubro de 2018

Serviço educativo do Projeto "Entre Diálogos": "Curiosos por Natureza" no pré-escolar e 1º ciclo

Fotos © NCV
Fotos © NCV
A atividade “Curiosos por Natureza” deu início ontem ao serviço educativo do OPP- Orçamento Participativo de Portugal 2017 - "Entre Diálogos", numa parceria estreita do Grupo de Amigos de Castelo de Vide com o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, e envolveu as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo no concelho. 
Arquitecta Susana Bicho 
Desenvolvida pela arquitecta Susana Bicho esta primeira atividade marcou também o início do ano escolar, celebrando a curiosidade científica e a diversidade natural com a realização de uma obra coletiva de Land Art - uma Estrela de David de grandes dimensões - em homenagem aos 450 anos da morte de Garcia de Orta. © NCV

15 de outubro de 2018

Serviço educativo do Projeto "Entre Diálogos"
começa amanhã (no pré-escolar e 1º ciclo)

Amanhã, terça-feira dia 16, tem início o serviço educativo do OPP- Orçamento Participativo de Portugal 2017 - "Entre Diálogos", numa parceria estreita do Grupo de Amigos de Castelo de Vide com o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide. 
Esta primeira atividade designa-se por “Curiosos por Natureza” e vai envolver todas as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo no concelho. 
Arquitecta Susana Bicho 
Desenvolvida pela arquitecta Susana Bicho esta primeira atividade marca o início do ano escolar, celebrando a curiosidade científica e a diversidade natural com a realização de uma obra coletiva de Land Art - uma Estrela de David de grandes dimensões - em homenagem aos 450 anos da morte de Garcia de Orta. © NCV