P U B L I C I D A D E

Mostrar mensagens com a etiqueta 5 de Outubro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 5 de Outubro. Mostrar todas as mensagens

11 de outubro de 2018

Assembleia Municipal de Marvão comemorou o 5 de Outubro com tertúlia sobre justiça

Foto © CMM/NCV
No âmbito das comemorações do 5 de Outubro, a Assembleia Municipal de Marvão promoveu, na sala das sessões do antigo Tribunal (Casa da Cultura), uma tertúlia subordinada ao tema “A 1ª República e outras histórias da justiça", com António Canêdo Berenguel. © NCV
Foto © CMM/NCV

Foto © CMM/NCV

Foto © CMM/NCV

Foto © CMM/NCV

4 de outubro de 2018

Tertúlia na Casa da Cultura (antigo Tribunal)
assinala o 5 de Outubro em Marvão

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Assembleia Municipal de Marvão promove amanhã dia 5 de Outubro  uma tertúlia sobre “A 1ª República e outras histórias da justiça” animada por António Canêdo Berenguel. 
O evento decorre na sala das sessões do antigo Tribunal de Marvão (Casa da Cultura) a partir das 11:45 horas. © NCV

28 de setembro de 2018

Assembleia Municipal de Marvão assinala o 5 de Outubro com tertúlia na Casa da Cultura

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Assembleia Municipal de Marvão promove no próximo dia 5 de Outubro (sexta-feira) uma tertúlia sobre “A 1ª República e outras histórias da justiça” animada por António Canêdo Berenguel. 
O evento decorre na sala das sessões do antigo Tribunal de Marvão (Casa da Cultura) a partir das 11:45 horas. © NCV

7 de outubro de 2015

Município de Castelo de Vide participou no 11.º aniversário do Museu da Presidência da República com concerto memorável no dia 5 de Outubro



A magnífica sala de concertos do palácio da Cidadela de Cascais encheu completamente na noite do 5 de Outubro para ouvir o duo formado por António Eustáquio e Carlos Barretto, o qual interpretou, através do guitolão e do contrabaixo respetivamente, composições do álbum recentemente gravado constituído basicamente por originais.
Assistiram às comemorações a Secretária Geral da Presidência da República, o Presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Vide e outros autarcas, respetivamente de Castelo de Vide o vereador João Palmeiro e presidentes das Juntas de Freguesia de São João Baptista, Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas e Santa Maria da Devesa.
O público colheu com bastante agrado as sonoridades de um reportório que transporta o ouvinte à natureza, aos ambientes bucólicos e nostálgicos, ou ainda ao intimismo que quer as nossas paisagens da Serra de São Mamede, quer as vivências urbanas das vilas nela situada, inspiram.
No discurso de abertura, o Presidente da Câmara António Pita, para além de expressar os agradecimentos ao Museu da Presidência da República pelo honroso convite que permitiu esta ativa participação de Castelo de Vide nas comemorações, sublinhou a importância destes atos culturais proporcionarem a valorização e promoção não só dos intérpretes mas também dos registos que através das suas obras são divulgados. Na ocasião, o Presidente da Câmara sublinhou igualmente o mérito do castelo-vidense António Eustáquio por constituir, hoje, inequivocamente uma referência artística da música portuguesa com o seu guitolão, prestigiando e assumindo um valor para a região; e dela sendo um verdadeiro embaixador cultural digno de qualquer palco, nacional ou internacional.
O autarca terminou destacando o trabalho exemplar que o Museu da Presidência da República tem realizado, não apenas por constituir-se presentemente num museu de referência da cidade de Lisboa, mas sobretudo por estabelecer redes culturais por todo o país e no estrangeiro, graças ao dinamismo e competência do seu diretor e fantástica equipa de colaboradores.
Diogo Gaspar, que desde a presidência de Jorge Sampaio tem vindo a merecer a total confiança para dirigir o acervo cultural da Presidência da República, encerrou a sessão com um vivo agradecimento pelos momentos proporcionados e enalteceu a boa relação institucional de cooperação com o Município de Castelo de Vide, deixando em aberto oportunidade para futuros projetos culturais. © CMCV/NCV



7 de outubro de 2011

Fotoreportagem: exposiçao didáctica
sobre o "5 de Outubro" na Escola Garcia d'Orta






















Para comemorar a data do 5 de Outubro, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide apresentou a exposição "5 de outubro - Monarquia/República", da autoria do professor José Carmona.
A exposição estará patente até ao final da próxiima semana (dia 14 de Outubro) “e está aberta a toda a comunidade”.
Na passada 2ª feira, dia 3 de Outubro, a Biblioteca Escolar contou com a presença do próprio autor da exposição e alunos de várias turmas tiveram o prazer de assistir a uma interessantíssima visita guiada.
Os responsáveis da Biblioteca Escolar quiseram expressar publicamente “o nosso agradecimento ao professor José Carmona, pela sua gentileza e disponibilidade”. © NCV

5 de outubro de 2010

Castelo de Vide assinala 5 de Outubro com programa especial

No dia 5 de Outubro, data inegavelmente importante para Portugal, a Câmara Municipal de Castelo de Vide, o Grupo de Amigos e a Banda União Artística (BUA) vão promover várias iniciativas para assinalar o dia em que se comemoram os 100 anos da República Portuguesa.
Pelas 09h45 terá início, na Rua 5 de Outubro, a Arruada pela BUA. O tradicional Hastear da Bandeira está agendado para as 10h30, ao toque do Hino Nacional, no edifício dos Paços do Concelho, ao que se seguirá nova Arruada.
As comemorações irão terminar com a inauguração da exposição "Castelo de Vide Republicano", pelas 11h00, no Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide.
A exposição pretende não só assinalar o Centenário da implantação da República de 5 de Outubro de 1910, como também visa relembrar e referenciar os acontecimentos mais marcantes daquele que foi um dos ciclos políticos de maior relevo na História de Portugal.
Os conteúdos desta mostra assentam particularmente em duas áreas temáticas, sendo a primeira dedicada à República num enquadramento nacional, e a segunda abordando Castelo de Vide republicano.
Neste percurso o visitante é convidado a conhecer algumas obras de referência que introduzem ao advento da República, bem como a algumas das suas consequências na vida política, social, cultural e artística da época.
Um século depois do 5 de Outubro de 1910 é, assim, tempo de evocar a herança cívica, democrática e cultural a que Castelo de Vide, desde a primeira hora, se associou, relembrando e recuperando a memória daqueles que foram os principais protagonistas desta mudança de regime oligárquico com vista a um caminho que visava a democracia e a liberdade, mas que apenas viriam a ser alcançadas no dia 25 de Abril de 1974, com esse ilustre filho de Castelo de Vide, o Capitão de Abril Salgueiro Maia. © NCV/GCP