P U B L I C I D A D E

Mostrar mensagens com a etiqueta Cónego Tarcísio Alves. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cónego Tarcísio Alves. Mostrar todas as mensagens

15 de fevereiro de 2019

Cónego Tarcísio Alves:
“a Páscoa em Castelo de Vide vai acabar?”

Cónego Tarcísio Alves.
Num pequeno folheto assinado “P. Tarcísio”, que foi distribuído esta semana em Castelo de Vide por colaborador(es) da Paróquia e que republicamos junto, o Cónego Tarcísio Alves questiona (em jeito de alerta) se “a Páscoa em Castelo de Vide vai acabar?”.
Para Tarcísio Alves “apesar de ser um dos motores do desenvolvimento turístico religional (sic), começa a notar-se uma certa apatia e indiferença por parte da população em geral”.
“Ano de decisão: ou morte vergonhosa ou ressurreição gloriosa”
Segundo alega o pároco, “a Páscoa em Castelo de Vide parece ter entrado nos cuidados paliativos e encontra-se ferida de morte”. E o curto texto, que percorre as dificuldades em obter colaboração da comunidade local para os eventos do programa de atividades religiosas, termina mesmo sublinhando que “este vai ser um ano de decisão: ou morte vergonhosa ou ressurreição gloriosa; depende de todos nós”.
Dificuldades em encontrar pessoas disponíveis
Tarcísio Alves explicita o seu ponto de vista: “Castelo de Vide parece não ter gente suficiente para exibir as gloriosas tradições ancestrais. Todos os anos se deparam grandes dificuldades em encontrar pessoas disponíveis para transportar as imagens, as lanternas o pálio, os martírios e o pendão nas procissões”. 
Esforços civis e religiosos “sem grande sucesso”
Por isso apela para que “seria bom que as pessoas válidas se disponibilizassem. Os condutores da sociedade civil e religiosa têm-se esforçado em promover, defender e realizar as nobres tradições, de Castelo de Vide, mas sem grande sucesso”.
“Este não é um acontecimento simplesmente religioso. Trata-se de um evento de grande dimensão histórico-cultural que dever ser acarinhado e protegido por todos. Por ele vale a pena lutar”. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Clicar na imagem para ampliar.

29 de outubro de 2018

Conferência de São Vicente de Paulo em Castelo de Vide entregue a novo elenco diretivo

Fotos © D.R./NCV
A Conferência de São Vicente de Paulo em Castelo de Vide tem novo elenco diretivo desde este fim-de-semana. 
A equipa constituída por Susana Moura Ramos, Maria da Pena Branquinho, Maria Frutuoso, Alice Raposo e Maria do Rosário Trigueiro passou o testemunho a Alcina Raposo, Sandra Salgado, Helena Serra, Susana Mourato, Teresa Carvalho e Carolina Janeiro.
Tudo se passou num cerimónia que teve lugar na Adega Sítio da Senhora da Luz ou “Sítio do Velez”, foi presidida pelo pároco Cónego Tarcísio Alves, e à qual assistiu também o Presidente da Câmara Municipal, António Pita.
As dirigentes “históricas” foram homenageadas com a oferta de placas de agradecimento simbólicas pelo trabalho desenvolvido durante vários anos e porque “deixam um legado de amor ao próximo e uma obra de caridade” assinalável, no dizer do autarca.
António Pita desejou ainda “bom trabalho” ao novo elenco “que doravante passará a ter a espinhosa missão de substituir aquelas que historicamente (!) foram a Conferência de São Vicente de Paulo auxiliando e cuidando muitas famílias e pessoas desprotegidas da nossa comunidade”. © NCV

11 de janeiro de 2017

Póvoa e Meadas: comunicado da Paróquia sobre modificação no portão de entrada do Salão Paroquial

O Pároco de Póvoa e Meadas, cónego Tarsício Fernandes Alves, emitiu um comunicado sobre a questão levantada do alargamento do portão do Salão Paroquial, considerando que "não compreende o motivo deste barulho" mas que "não pretende entrar em polémicas" até porque "há dois anos que anda a pedir para ser exonerado".
O comunicado que junto se publica historia todo o processo sequente ao pedido de alargamento do portão na perspetiva do seu subscritor.
Recorda-se que a polémica surgiu no início da semana nas redes sociais e levou a Junta de Freguesia a emitir também um comunicado  (ver notícia AQUI) em que esclarece nada ter a ver com o assunto, e que apenas está a gerir o Salão por acordo com a Paróquia que continua a ser a proprietária do edifício e do espaço. © NCV


11 de agosto de 2015

Cón. Tarsício Alves e padre Luís Ribeiro nomeados párocos "in solidum" de Póvoa e Meadas

O Bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Eugénio Fernandes Dias, acaba de tornar público com data de 7 de Agosto o movimento eclesiástico habitual nesta altura de meados do ano.
Por esse documento ficamos a saber ofiialmente que o Cónego Isidro de Oliveira foi dispensado de Pároco de Póvoa e Meadas "ficando a residir no Seminário de Portalegre" (ver notícia AQUI).
Por outro lado, o sreviço e o apoio religioso à aldeia de Póvoa e Meadas fica assegurado pelo cónego Tarsício Fernandes Alves e pelo padre Luís Marques Ribeiro, que já são párocos in solidum da zona pastoral de Castelo de Vide e Marvão, e que juntam a essa tarefa, "nas mesmas condições", a paróquia de Póvoa e Meadas.
om estas e outras nomeações em toda a Diocese que titula, D. Antonino Dias pretende com este movimento pastoral "dar a resposta possível às necessidades pastorais ultimamente surgidas, e sempre grato pela compreensão e generosa disponibilidade do Clero, bem como pela compreensão das comunidades cristãs a quem pedimos que não se cansem de rezar e fomentar a cultura vocacional". © NCV

30 de abril de 2015

Jubileus na Diocese:
Cónego Tarcísio Alves ordenado há 50 anos

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

A Diocese de Portalegre e Castelo Branco celebra amanhã dia 1 de Maio dos Jubileus de Ordenação Sacerdotal, com uma missa pelas 11 horas na Igreja do Seminário de Portalegre. 
O Cónego Tarcísio Alves comemora 50 anos de ordenação sacerdotal e Monsenhor Francisco Vermelho e o padre Joaquim Milheiro Valente 60 anos; a celebrar 25 anos de ordenação estarão os padres Marcelino Marques, Rui Lourenço e Vítor Beirão.
Cónego Tarsício Fernandes Alves
O Cónego Tarsício Fernandes Alves nasceu a 20 Novembro 1938. Ordenado em 11 Julho 1965 desempenha funções de juiz diocesano e de responsável pelos legados pios. Actualmente, segundo dados constantes do site da Diocese, é pároco em Castelo de Vide, Beirã, Marvão, Santo António das Areias, São Julião e São Salvador da Aramenha. © NCV

22 de abril de 2015

Jubileus na Diocese no dia 1 de Maio:
Cónego Tarcísio Alves ordenado há 50 anos

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Diocese de Portalegre e Castelo Branco anunciou a celebração no próximo dia 1 de Maio dos Jubileus de Ordenação Sacerdotal, com uma missa pelas 11 horas na Igreja do Seminário de Portalegre.
O Cónego Tarcísio Alves comemora 50 anos de ordenação sacerdotal e Monsenhor Francisco Vermelho e o padre Joaquim Milheiro Valente 60 anos; a celebrar 25 anos de ordenação estarão os padres Marcelino Marques, Rui Lourenço e Vítor Beirão. © NCV

1 de outubro de 2013

Tomada de posse do Tribunal Eclesiástico
da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

“Na tarde do dia 27 de setembro de 2013, no Paço Episcopal de Portalegre, perante o Bispo da Diocese, D. Antonino Eugénio Fernandes Dias e na presença do Chanceler, do Vice-Chanceler e do Rev.do P. Manuel Lopes Mendonça, tomou posse canónica como Vigário Judicial o Rev.do Pe. Martinho Lopes Mendonça, tomaram posse como Juízes do Tribunal Diocesano o Rev.do Monsenhor Paulo Henriques Dias e o Rev.do Cón. Tarsício Fernandes Alves”.
De acordo com a nota publicada no sítio internet da Diocese de Portalegre e CAstelo Branco, “tomou ainda posse como Notário do mesmo Tribunal o Rev.do Pe. Luís Marques Ribeiro. Todos estes cargos com efeito até ao final do mandato do presente Tribunal Diocesano, ou seja até ao dia 8 de outubro de 2017”.
Louvor ao Cónego Tarcísio Fernandes Alves
“Após a breve cerimónia da tomada de posse, foi manifestado um voto de louvor ao Vigário Judicial cessante, o Rev.do Cón. Tarsício pelos 20 anos de serviço neste importante ministério pastoral da Igreja”.
“Houve ainda ocasião para uma informal troca de impressões sobre o funcionamento do Tribunal, a relevância e a necessidade deste serviço, as dificuldades sentidas e os êxitos alcançados nos últimos anos”.
“A cerimónia da tomada de posse terminou com um voto de que, com o contributo do novo Vigário Judicial e demais membros empossados, o Tribunal possa dar resposta às necessidades da nossa Igreja diocesana”. © NCV 
Ver outra notícia AQUI.

11 de novembro de 2012

Cónego Tarcísio Alves escreve carta a paroquiana

Da nossa leitora Maria João Chenrim Coimbra Mota recebemos, com pedido de publicação, a seguinte carta por ela recebida através de um familiar, do Cónego Tarcísio Alves. 
Sobre este assunto ver também a carta aberta que publicámos AQUI.
Senhora do espetáculo triste e vergonhoso,
Clicar na imagem para ampliar.
Suportei pacientemente o seu triste espetáculo em Castelo de Vide, na casa funerária, no dia sete de novembro. A ignorância é atrevida e, por isso, tem uma percentagem de desculpa. Na missa não há peditórios. Há apenas a recolha das ofertas dos fiéis. Cada qual oferece ou não oferece e ninguém pode impedi-lo de oferecer o que quiser em favor dos necessitados.
Na missa, o principal oferente è a pessoa de Jesus Cristo ao Pai do céu por nós. Os cristãos estão unidos a Cristo como os ramos estão unidos à àrvore e por isso, também eles são oferecidos ao Pai do Céu. As ofertas recolhidas na missa são apenas um sinal da oferta pessoal de cada cristão. Estes oferecem-se a Deus, afirmando- se disponíveis para cumprir a sua vontade. Ninguém tem o direito de impedir os cristãos de cumprir a vontade de Deus O dinheiro oferecido na missa não é para o sacerdote. Este acompanha gratuitamente ao cemitério os irmãos falecidos. A missa não tem preço, não se paga. Também o estipêndio da missa (que não é obrigatório) é uma oferta de quem pede a intenção da missa para melhor se associar ao sacrifício de Cristo, o grande orante.
O seu comportamento no funeral pôs de relevo a sua ignorância. Além disso, é costume, em Castelo de Vide, recolher ofertas em tais circunstâncias e não é uma adventícia da Madeira ou de qualquer outra parte do mundo que pode destruir este costume.
O preço do seu espetáculo foi depois incluido no custo do funeral para Vª Exª ganhar juizo.”
Deseja-lhe bom senso"
P. Tarsício Alves

9 de setembro de 2007

Cónego Tarcísio Alves voltou à Paróquia

Depois de um curto período em que esteve ausente de Castelo de Vide, por razões de saúde, eis que o Cónego Tarcísio Alves voltou à nossa Paróquia.
Ao que sabemos o Cónego Tarcísio encontra-se praticamente restabelecido, pese embora por agora limite a sua actividade profissional, por precaução.
Quanto ao Boletim Paroquial, apenas dentro de algumas (poucas) semanas, voltará a ser publicado e distribuído aos paroquianos. © JRR/NCV

25 de agosto de 2007

Cónego Tarcísio Alves recupera
na casa paroquial em Castelo de Vide

De acordo com a edição de hoje do jornal Nova”, o Cónego Tarcísio Alves já se encontra em restabelecimento em sua casa na Carreira de Santiago, em Castelo de Vide.
Ssegundo confirmação do Padre Luis Marques àquele jornal, o Cónego "vai agora para descanso", sendo que há também a necessidade de fazer fisioterapia, na medida em que o AVC "afectou um pouco a mobilidade", nomeadamente o braço e perna esquerdas.
Garantindo que Tarcísio Alves "está bem", o Padre Luís Marques avançou ainda a informação de “que o médico disse que vai recuperar, mas que isso ainda vai demorar um pouco". © NCV

24 de agosto de 2007

ÚLTIMA HORA:
Cónego Tarcísio Alves já teve alta hospitalar

O Cónego Tarcísio Alves já teve alta hospitalar e encontra-se em fase de restabelecimento em casa de um familiar, segundo apurou o NCV.
Desconhece-se ainda quado regressará a Castelo de Vide e às suas funções pastorais nas Paróquias que tem a seu cargo em conjunto com o Padre Luis Marques: Castelo de Vide, Marvão, Santo António das Areias, Beirã, S. Salvador da Aramenha e S. Julião.
Recorda-se que o Cónego Tarcísio Alves, de 68 anos, foi vítima de um AVC no dia 15 e esteve internado em Coimbra, no Hospital dos Covões, onde trabalha uma médica sua familiar.
Tarcísio Alves sentiu-se mal na madrugada de dia 15 em Castelo de Vide e foi para o Hospital de Portalegre, onde esteve em observação de onde saiu à noite a seu pedido.
Como no dia 16 estivesse pior, um seu irmão, que é diacono, veio buscá-lo e levou-o para casa dele em Castelo Branco. Não havendo melhoras, surgiu então a decisão da transferência para Coimbra. © NCV

22 de agosto de 2007

Cónego Tarcísio internado em Coimbra

O Pároco de Castelo de Vide, Cónego Tarcísio Alves, de 68 anos, encontra-se actualmente internado em Coimbra, no Hospital dos Covões, onde alegadamente trabalha uma médica sua familiar e está a reagir favoravelmente.
Recorda-se que, como o NCV noticiou (ver notícia
AQUI), o Pároco foi vítima de um AVC no dia 15.
O Cónego sentiu-se mal na madrugada de dia 15 em Castelo de Vide e foi para o Hospital de Portalegre, onde esteve em observação de onde saiu à noite a seu pedido.
Como no dia 16 estivesse pior, um seu irmão, que é diacono, veio buscá-lo e levou-o para casa dele em Castelo Branco. Não havendo melhoras, surgiu a decisão desta transferência para Coimbra. © NCV