15 de agosto de 2018
Defesa da Serra de S. Mamede contra incêndios leva "Os Verdes" a reunir com “entidades responsáveis”
Publicado por
REDACÇÃO
às
4:26 da tarde
0
comentários
Marcadores: Câmara Municipal de Marvão, CDOS, Marvão, Parque Natural da Serra de S. Mamede, Partido Ecologista “Os Verdes”, Portalegre, REGIONAL
13 de fevereiro de 2017
Rui Conchinha e Bruno Marques no Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre
Publicado por
REDACÇÃO
às
12:06 da manhã
0
comentários
Marcadores: Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Castelo de Vide, Bruno Marques, CDOS, Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro, Luís Belo Costa, Proteção Civil, REGIONAL, Rui Conchinha
8 de maio de 2015
CDOS organiza amanhã de manhã
um simulacro distrital em S. Julião
Publicado por
REDACÇÃO
às
12:01 da manhã
0
comentários
Marcadores: CDOS, REGIONAL, simulacro distrital
27 de abril de 2015
25 de abril de 2015
6 de abril de 2015
Rádio Portalegre: um morto e dois feridos
em acidente no concelho de Marvão
Publicado por
REDACÇÃO
às
9:06 da tarde
0
comentários
Marcadores: acidente rodoviário, CDOS, Marvão, REGIONAL
8 de junho de 2013
Sílvia Félix é nova 2º comandante operacional distrital do CDOS de Portalegre
Publicado por
REDACÇÃO
às
12:01 da manhã
0
comentários
Marcadores: Bombeiros Voluntários de Nisa, CDOS, REGIONAL, Rui Conchinha, Sílvia Félix
5 de junho de 2013
Rui Conchinha substituído com surpresa no CDOS pela comandante dos Bombeiros de Nisa
Publicado por
REDACÇÃO
às
12:07 da manhã
0
comentários
Marcadores: ANPC, CDOS, Protecção Civil, REGIONAL, Rui Conchinha
31 de março de 2013
Chuvas e inundações obrigaram ao corte de duas estradas esta tarde no concelho de Castelo de Vide
Publicado por
REDACÇÃO
às
8:00 da tarde
0
comentários
Marcadores: CDOS, corte de estradas, LOCAL, temporal
18 de janeiro de 2013
Protecção Civil alerta para precipitação e vento fortes ao longo das próximas 48 horas
Publicado por
REDACÇÃO
às
4:54 da tarde
0
comentários
Marcadores: CDOS, Meteorologia local, Protecção Civil, REGIONAL
25 de junho de 2008
Gabinete Técnico Florestal recebe PDA do CDOS
(Vd mais detalhes em notícia anterior AQUI)
Publicado por
REDACÇÃO
às
3:16 da tarde
0
comentários
Marcadores: Castelo de Vide, CDOS, Gabinete Técnico Florestal
PDA’S entregues no dia 26 de Junho
aos Gabinetes Técnicos Florestais
Amanhã, dia 25 de Junho, pelas 11 horas, e após o "briefing" semanal no CDOS, presidido pelo Governador Civil, serão entregues PDA’s a todos os Gabinetes Técnicos Florestais do Distrito: tantos quantos são os gabinetes, ou seja 10 (tendo em conta que dois são intermunicipais) e ainda a entrega de 1 PDA ao Grupo Territorial da GNR, com o objectivo de os dotar de meios para a gestão e monitorização das áreas de intervenção. Os PDA’s são instrumentos que permitem carregar toda a Cartografia do Distrito ou seja, fazer um levantamento de aspectos tão importantes como a determinação de pontos de água existentes, da localização óptima de pontos de água para reabastecimento em acções de combate a incêndios florestais, actualização de cartografia base com caminhos e aceiros florestais entretanto abertos e determinação da necessidade de abertura de novos caminhos e aceiros, a determinação e construção de faixas de segurança e protecção, a elaboração e actualização de cartas de ocupação de solos, elaboração e actualização de cartas sobre a rede eléctrica, de cartas sobre a rede rodoviária e de cartas sobre a rede ferroviária.
Em suma, os PDA’s são instrumentos extraordinários que permitem fazer um Planeamento e Ordenamento da floresta e a elaboração de cartas de risco de incêndio.
A aquisição destes instrumentos, integrado num programa mais vasto de aquisições tecnológicas, foi feita através da candidatura apresentada pela AMNA- Associação de Municípios do Norte Alentejano ao Programa PREVINFO, co-financiado pelo INTERREG III, o que desde o primeiro momento teve o especial empenho do Governador Civil de Portalegre, por reconhecer a importância dessas tecnologias na prevenção, coordenação operacional e acção de combate no terreno dos incêndios florestais.
Trata-se da terceira fase do processo de desenvolvimento de um Sistema de Informação, que incluiu: numa primeira fase, todo o dispositivo de combate a incêndio e todo o dispositivo de prevenção e detecção de incêndios foram dotados de equipamentos de comunicações rádio em banda alta; na segunda fase dotaram-se os mesmos dispositivos com equipamentos de tratamento de dados de georeferenciação e agora esta entrega dos PDA’s.
Integrar informação de diversas fontes
Quando se fala em prevenção e combate a incêndios florestais, fácil é compreender a importância do desenvolvimento de um Sistema que integre informação das mais diversas fontes, como seja, a informação disponível nos Sistemas de Informação Geográfica das Câmaras Municipais e respectivos Gabinetes técnicos Florestais, da Direcção Geral das Florestas, do Instituto da Água, do Instituto de Meteorologia, do Instituto de Estatística, Instituto Geográfico do Exército, Instituto Geográfico Português, INGA, entre outras entidades que poderão ser igualmente importantes. © NCV
Publicado por
REDACÇÃO
às
12:01 da manhã
0
comentários
Marcadores: CDOS, Gabinetes Técnicos Florestais, Governo Civil de Portalegre, PDAs
30 de abril de 2008
Comissão Distrital de Protecção Civil
reuniu hoje nas novas instalações do CDOS
Teve lugar no dia 30 de Abril de manhã uma reunião da Comissão Distrital de Protecção Civil, nas instalações do CDOS, sito na Rua Comandante José Maria Ceia, n.º 9 - Zona Industrial de Portalegre.
Presidida pelo Governador Civil a reunião ficou marcada essencialmente pela apresentação do Plano Especial de Emergência Distrital para Incêndios Florestais efectuada pelo Comandante Distrital de Operações de Socorro, Belo Costa.
Este ano a grande novidade é que o ano vai estar todo contemplado no que diz respeito às fases de Alerta e Aviso.
Com a fase ECHO (16 de Outubro a 31 de Dezembro), passaram a existir cinco fases, em detrimento das quatro que até então existiam:
ALFA – 1 de Janeiro a 14 de Maio
BRAVO – 15 de Maio a 30 de Junho
CHARLIE – 01 de Julho a 30 de Setembro
DELTA – 1 de Outubro a 15 de Outubro
ECHO – 16 de Outubro a 31 de Dezembro
Publicado por
REDACÇÃO
às
6:52 da tarde
0
comentários
Marcadores: CDOS, Portalegre, Protecção Civil
16 de abril de 2008
Ministro da Administração Interna
inaugurou hoje sede do CDOS em Portalegre
A obra foi iniciada em 24 de Julho de 2006. O concurso, público, a fiscalização e a coordenação foram assegurados pela Direcção-Geral de Infra-estruturas e Equipamentos do MAI. Foi inteiramente financiada pelo Estado (através do PIDDAC do MAI) no valor final de 1.200.000€ (um milhão e duzentos mil Euros). Para além dos investimentos referidos, a ANPC, através do seu orçamento, fez um investimento de 187 202,58 € para equipar o CDOS com um sistema de telecomunicações, com uma central telefónica, com TV Cabo, com um sistema de videoconferência, com um veículo de comando e comunicações e com equipamento informático.
Situado na zona industrial de Portalegre, o CDOS abriga os serviços operacionais, técnicos e administrativos da ANPC no distrito de Portalegre, incluindo o Centro de Coordenação Operacional Distrital. Trata-se de um edifício construído de raiz num terreno cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Portalegre, através de protocolo celebrado com o extinto Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, em 5 de Maio de 2006.
Encontrando-se na capital do distrito, dotado de todas as infra-estruturas tecnológicas, boas acessibilidades, permitindo uma perfeita coordenação e complementaridade dos vectores de planeamento e de operações, constitui-se como o primeiro CDOS construído com base no projecto modelar/tipo definido pelos serviços técnicos e operacionais da ANPC.
As actuais instalações do novo edifício do CDOS de Portalegre privilegiam a área das tecnologias da informação e da comunicação, através da instalação de um sistema de geo-referenciação de meios operacionais do Distrito (ao abrigo do programa INTERREG) e de um sistema de videoconferência (que permite a comunicação com a Sede, o Comando Nacional e outros agentes, como, por exemplo, o Instituto de Meteorologia), funcionando como modelo a alargar aos restantes CDOS ainda em sala de operações está dotada dos mais modernos meios audiovisuais que permitem acompanhar as ocorrências mais significativos do distrito.
O CDOS foi ainda equipado com um novo veículo de comando de operações e de comunicações (VCOC) e com equipamento tecnológico adequado à gestão operacional das ocorrências. © NCV
Publicado por
REDACÇÃO
às
2:58 da tarde
0
comentários
Marcadores: CDOS, Distrito de Portalegre, Governo Civil de Portalegre, Ministro da Administração Interna
12 de abril de 2008
Ministro Rui Pereira inaugura na 4ª feira
as novas instalações do CDOS em Portalegre
À cerimónia de inauguração segue-se um almoço no Pavilhão B do NERPOR oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal de Portalegre. © NCV
Publicado por
REDACÇÃO
às
12:46 da manhã
0
comentários
Marcadores: CDOS, Governo Civil de Portalegre, Ministro da Administração Interna











