P U B L I C I D A D E

Mostrar mensagens com a etiqueta Concerto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concerto. Mostrar todas as mensagens

18 de fevereiro de 2019

"Ciclo do Vinho de Talha":
Rouxinóis do Alentejo atuam na Casa do Alentejo em Lisboa no próximo sábado dia 23 de Fevereiro

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
"O Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo atua no próximo sábado dia 23 de Fevereiro, pelas 16 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Será um espetáculo dedicado ao cante e ao vinho de talha, um património milenar. O grupo, que tem como “padrinhos” os Cantadores do Desassossego, é formado por 30 crianças do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, ensaiados pelos professores Joaquim Mariano e José Diogo Bento. O espetáculo musical e etnográfico pretende homenagear o cante alentejano, o vinho de talha e o Alentejo e vai decorrer a partir das 16 horas, no Salão Nobre da Casa do Alentejo, com entradas gratuitas.
O grupo Rouxinóis do Alentejo, sediado no Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja, recria as fases do ciclo de produção artesanal de vinho de talha, uma prática de vinificação que foi criada pelos romanos há mais de 2.000 anos e é típica do Alentejo. Em palco, os Rouxinóis cantam várias modas do cante alentejano e interagem com mais de três centenas de objetos reais e réplicas que foram cuidadosamente construídos. As tarefas apresentadas foram supervisionadas pela Associação de Desenvolvimento Local VITIFRADES de Vila de Frades - Vidigueira.
O Grupo Rouxinóis do Alentejo foi formado no ano 2000 para representar Portugal num Festival Juvenil de Música na Hungria. Desde então já apresentou várias histórias etnográficas, com recurso a mímica e a utensílios usados em artes e ofícios tradicionais do Alentejo, sempre acompanhadas pelo Cante: Ciclo do Pão, Ciclo do Azeite e Por Esses Campos Fora. Atualmente, os Rouxinóis encontram-se em gravações para o DVD “Ciclo do Vinho de Talha” com tarefas reais realizadas nos locais próprios, desde a produção à comensalidade que o vinho de talha sempre proporcionou". © NCV

2 de fevereiro de 2019

Quarteto do Sol comemora 25 anos de vida com um concerto esta noite no CAE de Portalegre

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Quarteto do Sol celebra os seus 25 anos de vida com um concerto no CAE de Portalegre neste sábado pelas 21:30 horas. O grupo nasceu publicamente numa tarde, em abril de 1993, pelo pretexto da apresentação conjugada em Portalegre de "Os Lagóias e os Estrangeiros", um livro de poemas de Carlos Garcia de Castro e de fotografias de Raul Ladeira.
António Eustáquio e Celestino Raposo 
Com um CD gravado em 1995, este original quarteto, constituído por António Eustáquio, no piano, Domingos Redondo, na voz, Joaquim Correia, no acordeão e Celestino Raposo, no saxofone soprano, realizou diversos concertos ao longo dos seus 25 anos da sua existência.
Após algum tempo de interregno, o Quarteto do Sol apresenta-se novamente em concerto, na expetativa de que o público portalegrense, de todas as idades, adira a este desafio.
Este concerto contará com o músico convidado, Miguel Monteiro, no saxofone soprano. Estará patente uma exposição de fotografia de autoria de Raul Ladeira, que será inaugurada no mesmo dia. © NCV

24 de novembro de 2018

“Guitarras ao Alto” hoje no CAE em Portalegre: concerto jazz de Norberto Lobo com Ricardo Jacinto e Marco Franco

O projeto “Guitarras ao Alto” de Vasco Durão apresenta hoje pelas 21:30 horas no CAE em Portalegre um concerto jazz de Norberto Lobo com Ricardo Jacinto e Marco Franco.
Norberto Lobo e a sua guitarra têm um historial de constante evolução e de procura de soluções que enriqueçam ainda mais o seu universo. A sua carreira é feita de desafios, numa demanda de aperfeiçoamento de linguagem e de como comunica com o público. Ao longo de mais de dez anos de carreira, o que compõe na guitarra tem-se tornado progressivamente liberto e arejado, numa procura da clareza e sintetização das suas ideias.
A formação em trio, que apresentará em Portalegre, permite as ideias de Norberto soltarem-se e transpirarem uma curiosidade revitalizada com uma requintada aproximação ao muzak, via o bebop que saltou para a década de 1950, um Ennio Morricone clássico ou John Zorn na sua formação The Dreamers enriquecido pela bossa nova. © NCV

21 de julho de 2018

Concerto do coro Cantare et Sonare hoje na Igreja Matriz acolhe 2 jovens instrumentistas locais

Foto de arquivo.

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

Realiza-se hoje, sábado dia 21, pelas 21 horas na Igreja Matriz de Santa Maria da Deveza em Castelo de Vide um concerto do coro Cantare et Sonare. O programa promete música antiga e litúrgica à capela.
Este concerto terá a participação de dois jovens alunos de violoncelo e violino da Escola de Artes do Norte Alentejano, residentes em Castelo de Vide. São eles a Teresa Fragoso de 8 anos no violoncelo e o Manuel Manso de 10 no violino. © NCV

18 de julho de 2018

Concerto do coro Cantare et Sonare
no próximo sábado (21 horas) na Igreja Matriz

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Realiza-se no próximo sábado dia 21 pelas 21 horas na Igreja Matriz de Santa Maria da Deveza em Castelo de Vide um concerto do coro Cantare et Sonare. O programa promete música antiga e litúrgica à capela.
Este concerto terá a participação de dois jovens alunos de violoncelo e violino da Escola de Artes do Norte Alentejano, residentes em Castelo de Vide. São eles a Teresa Fragoso de 8 anos no violoncelo e o Manuel Manso de 10 no violino.  © NCV
Foto de arquivo.

30 de junho de 2018

Festival Garcia d'Orta: concerto "Da Índia para o Alentejo com Amor" na Piscina Municipal (22 horas)

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Rubi Machado apresenta hoje na Piscina Municipal Descoberta de Castelo de Vide o concerto “Da Índia para o Alentejo com Amor”, integrado no Festival Garcia d'Orta. O programa inclui músicas tradicionais de divulgação da cultura indiana que “vão ser cantadas em homenagem ao Dr. Garcia d'Orta, um médico que viveu metade da sua vida em Goa”. 
“Será um apontamento musical uma vez que fui convidada para me juntar á homenagem pública nacional, pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide”, refere a artista para quem “é com muito gosto que me junto a esta homenagem”. Para além das canções tradicionais indianas Rubi Machado inclui no programa o “Bbarco Negro” de David Mourão Ferreira (em Português). © NCV

3 de agosto de 2017

2 de julho de 2017

Fotorreportagem:
concerto de Sax&Companhia evocou memória e liberdade no dia de aniversário de Salgueiro Maia

Fotos © D.R./NCV
Fotos © D.R./NCV

Foi um êxito o concerto de evocação da memória e da liberdade em honra de Salgueiro Maia, no dia em que completaria 73 anos de idade, ontem à noite no Convento de S. Francisco Castelo de Vide. A música esteve a cargo do grupo Sax & Companhia integrado pelo castelovidense João Calha.
Esta iniciativa do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, no quadro do programa de celebração do seu 25º aniversário, contou com a presença da viúva de Salgueiro Maia, Natércia Maia, e incluiu ainda momentos de declamação de poesia pelos jovens Martim Oliveira, Vladimir Cristian, Eva Oliveira, Laura Preciado e Filipe Fernandes. © NCV

27 de junho de 2017

Concerto de Sax&Companhia evoca memória e liberdade sábado no aniversário de Salgueiro Maia

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Concerto Solidário - RESERVAS para <grupoamigos.castelodevide@gmail.com>


17 de junho de 2017

Concerto da Orquestra Geração na Igreja Matriz
encerra Semana da Escola hoje às 16 horas

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

A CPCJ de Castelo de Vide, em parceria com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide organizam um concerto com a Orquestra Geração, que se realiza hoje dia 17 de Junho, pelas 16 horas, na Igreja Matriz de Castelo de Vide.
Este evento está incluído nas comemorações do mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude e no âmbito do encerramento da Semana da Escola do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide. © NCV