P U B L I C I D A D E

Mostrar mensagens com a etiqueta Museu Municipal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Museu Municipal. Mostrar todas as mensagens

27 de setembro de 2018

Entradas gratuitas no Museu e Castelo de Marvão
celebram hoje o Dia Internacional do Turismo

Foto © CMM/NCV
O Município de Marvão informou que as entradas no Museu Municipal e no Castelo serão gratuitas, com o objetivo de promover e valorizar o nosso património histórico, durante o Dia Internacional do Turismo que se assinala hoje dia 27 de Setembro (quinta-feira). © NCV
Foto © CMM/NCV

27 de novembro de 2016

Póvoa e Meadas:
Exposição de Arte Sacra em imagens

Fotos © D.R./NCV
Clicar na imagem para visionar as fotos individuais.
Encontra-se patente ao público no Museu Municipal de Póvoa e Meadas desde o início deste mês (ver fotorreportagem da inauguração AQUI) uma Exposição de Arte Sacra mostrando algumas obras provenientes da antiga Igreja Matriz da localidade.

A iniciativa pertence à Junta de Freguesia local e conta com o apoio do Município de Castelo de Vide e da Paróquia de Póvoa e Meadas. 
A exposição está patente durante a semana e mesmo ao fim de semana poderá ser vista desde que tal seja solicitado à Junta de Freguesia, segundo soube o NCV.
Entretanto, para quem ainda não pode ou não possa visitar a exposição até ao dia 12 de Dezembro próximo, o NCV deixa um registo fotográfico de algumas das peças em exibição acompanhado de um texto do povoense Jorge Rosa sobre “o que sabemos das imagens que se encontram expostas”. © Redação/NCV
O que sabemos das imagens 
que se encontram expostas
Fotos © D.R./NCV
Clicar na imagem para visionar 
as fotos individuais.
Em 1758, menos de 100 anos antes da construção da Igreja de Nossa Senhora da Graça (Matriz). o padre Xavier Rodrigues Carrilho, descrevia os altares que a compunham e os respectivos santos. No altar-mor estava a imagem de N.S. da Graça que não consta da exposição. A imagem actual não deverá ser a original, pois aparenta ser mais moderna. Já as imagens que a ladeavam, S. João Baptista, do lado do evangelho, e S. Francisco, do lado da epístola, são, muito provavelmente, as que se encontram expostas. Diz o padre que havia mais quatro altares. Da parte direita havia o altar de N.S. do Rosário com a sua imagem de vestidos. Esta imagem não consta da exposição. Da parte direita havia o altar das Almas com uma imagem do Menino Jesus, que é, seguramente a que se encontra exposta. Os outros dois alteres eram das capelas de S. Pedro e de Santo António. Também estas imagens não se encontram na exposição.
Para além da Igreja Matriz o padre descreve a Igreja da Misericórdia, que diz ser orago de S. Sebastião, o Mártir Santo. Na exposição há duas imagens de S. Sebastião, uma mais moderna e outra antiquíssima (ver foto). Ora a Igreja da Misericórdia tinha o nome de Mártir Santo e, daí, a Rua do Mártir. É pois de admitir que o S. Sebastião mais antigo fosse a imagem original da dita igreja, antes desta ter sido destruída pelos castelhanos em 1642. Pode ser que na fuga da população alguém a tenha retirado e guardado. Mais tarde foi substituída pela mais moderna e menos tosca. Esta igreja tinha ainda as imagens de Nossa Senhora, que não consta da exposição, e a de Santa Isabel , quase de certeza, a que se encontra exposta.
Havia ainda as capelas de Santa Margarida, cuja imagem lá se encontra (não sabemos se será a original) e a do Espírito Santo, com a respectiva imagem, cujo original poderá ser a que está exposta.
Há, portanto, algumas imagens na exposição que serão posteriores a 1758, ainda que, algumas delas, sejam bastante antigas, nomeadamente as de São Romão e Santo Agostinho. © J. Rosa/NCV

1 de junho de 2014

Portalegre: Dia da Criança no Museu Municipal

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

28 de janeiro de 2013

Museu Municipal de Marvão
em “restauro e requalificação” até Julho

O Museu Municipal de Marvão, com 25 anos de funcionamento ao serviço do património, cultura e do turismo, viu aprovada a candidatura ao INALENTEJO, apresentada pelo Município de Marvão, no sentido de realizar obras de restauro e de requalificação no interior da Igreja de Santa Maria, “a fim de proporcionar melhores condições de conforto, de visita e de acolhimento aos milhares de turistas que ao longo do ano aqui se dirigem”.
Núcleo de etnografia visitável 
As obras decorrem até final de Julho, pelo que de momento o Museu se encontra encerrado ao público, podendo no entanto ser visitado o núcleo de etnografia , no edifício sede do Município, antigas instalações do Posto de Turismo. Com o seguinte horário: 9-12h30m e 14h-17h30m. 
Em comunicado, a Câmara Municipal de Marvão pede “desculpa pelo incómodo, mas 25 anos depois de inaugurado, as obras de requalificação eram necessárias e urgentes para melhor servir os visitantes”. © NCV

4 de agosto de 2008

Valência de Alcântara inaugurou
novo Museu Municipal

O novo Museu Municipal de Valência de Alcântara abriu as suas portas pela primeira vez no passado dia 31 de Julho. O museu, situado na parte alta do Centro Cultural Conventual Santa Clara, pretende ser uma referência do acervo cultural de Valência de Alcântara e da sua Campina, reflectindo nas diferentes salas que o compõem os ofícios, as tradições, os festejos e a forma de vida dos habitantes desta zona raiana.

A inauguração contou com intervenções do Alcalde de Valência de Alcântara, Luis Cándido Moreno Morgado, da Edil da Cultura, Josefa Ortés Guapo, e do técnico dinamizador cultural que coordenou os distintos espaços expositivos, Carlos Bermejo Castro.

Para Luis Cándido Moreno Morgado “este novo espaço museológico, possui um grande valor já que considera uma obrigação das administrações públicas contribuir para o reconhecimento, protecção, investigação e difusão da identidade histórica e cultural dos nossas localidades, e esse é a finalidade que este consistório municipal persegue com este museu, o de conservar, realçar e dar a conhecer o valor cultural dos bens e factos significativos que dizem respeito ao nosso ambiente, onde o valenciano possa descobrir e transmitir senhas de identidade próprias, e os estrangeiros aceder ao conhecimento da nossa história e da nossa cultura”. O autarca também agradeceu às famílias que forneceram material para as distintas salas bem como às que colaboraram na realização das salas, contribuição desinteressada sem a qual não teria sido possível esta inauguração.

Por seu lado, Carlos Bermejo falou do conteúdo das várias salas, uma dedicada a uma aula escolar sobre a Inauguração das Escolas Graduadas General Navarro e Alonso de Celada em 1928, uma segunda onde se mostra todo o material da Tipografia Ávila do século XIX; outra sala é dedicada às festas e tradições da zona, outra com uma mostra etnográfica e una última sala dedicada ao cinema e outros espectáculos.

O passo seguinte a dar pelo Ayuntamiento será o de efectuar contactos muito precisos junto das diferentes administrações provinciais e regionais para que este espaço museológico seja incluído na Rede de Museus da Extremadura. © NCV