P U B L I C I D A D E

Mostrar mensagens com a etiqueta Susana Bicho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Susana Bicho. Mostrar todas as mensagens

17 de outubro de 2018

Serviço educativo do Projeto "Entre Diálogos": "Curiosos por Natureza" no pré-escolar e 1º ciclo

Fotos © NCV
Fotos © NCV
A atividade “Curiosos por Natureza” deu início ontem ao serviço educativo do OPP- Orçamento Participativo de Portugal 2017 - "Entre Diálogos", numa parceria estreita do Grupo de Amigos de Castelo de Vide com o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, e envolveu as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo no concelho. 
Arquitecta Susana Bicho 
Desenvolvida pela arquitecta Susana Bicho esta primeira atividade marcou também o início do ano escolar, celebrando a curiosidade científica e a diversidade natural com a realização de uma obra coletiva de Land Art - uma Estrela de David de grandes dimensões - em homenagem aos 450 anos da morte de Garcia de Orta. © NCV

15 de outubro de 2018

Serviço educativo do Projeto "Entre Diálogos"
começa amanhã (no pré-escolar e 1º ciclo)

Amanhã, terça-feira dia 16, tem início o serviço educativo do OPP- Orçamento Participativo de Portugal 2017 - "Entre Diálogos", numa parceria estreita do Grupo de Amigos de Castelo de Vide com o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide. 
Esta primeira atividade designa-se por “Curiosos por Natureza” e vai envolver todas as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo no concelho. 
Arquitecta Susana Bicho 
Desenvolvida pela arquitecta Susana Bicho esta primeira atividade marca o início do ano escolar, celebrando a curiosidade científica e a diversidade natural com a realização de uma obra coletiva de Land Art - uma Estrela de David de grandes dimensões - em homenagem aos 450 anos da morte de Garcia de Orta. © NCV

17 de maio de 2018

Susana Bicho coordena atividade “Uma Casa Cheia” na Casa Museu José Régio em Portalegre

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Está a decorrer até ao próximo mês de Junho em Portalegre a atividade “Uma Casa Cheia”, coordenada pela arquiteta Susana Bicho, que se realiza na Casa-Museu José Régio e se dirige aos alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, com sessões às terças e quartas -feiras às 9:30 horas.

Esta atividade no âmbito do Serviço Educativo tem como objetivo criar uma casa da poesia, uma oficina plástica tridimensional.
A atividade tem a duração de no máximo duas horas e as inscrições são gratuitas podendo ser feitas através do email museu.joseregio@cm-portalegre.pt ou através do telefone 245 307 535. © NCV

22 de abril de 2018

Susana Bicho dinamizou workshop na Amieira do Tejo: “De orta para a Arte: Retratos de Cheiros e Sabores”

Fotos © CMN/NCV
A arquiteta Susana Bicho dinamizou na manhã do passado dia 19 de Abril, na Capela de São João Baptista do Castelo de Amieira do Tejo, um “workshop” denominado “De orta para a Arte: Retratos de Cheiros e Sabores”, tendo como público-alvo crianças em idade escolar.
Tratou-se de um evento organizado pela Direção Regional da Cultura do Alentejo, para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em colaboração com a Câmara Municipal de Nisa e a União de Freguesias de Arez e Amieira do Tejo. © NCV

11 de janeiro de 2017

Fotorreportagem: crianças do 4º ano visitaram a Sinagoga e a Secção de Arqueologia

DSC 0083 1600x1200
“Crianças do 4º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide visitaram ontem de manhã a Sinagoga, acompanhados pela arquiteta Susana Bicho, responsável pela atividade pedagógica no âmbito de Arqueologia daquele Agrupamento, a realizar ao longo do ano letivo”.
“Após a visita, foram conhecer a secção de arqueologia da Câmara Municipal, onde lhes foram mostradas algumas peças encontradas em escavações e explicados os métodos e etapas de limpeza, conservação e restauro dos objetos que se crê terem valor arqueológico. Numa vertente mais prática, tentaram descobrir algumas peças numa caixa de areia, utilizando as técnicas ensinadas pela equipa de arqueologia municipal”.
“Esta atividade pedagógica inclui mais duas fases a desenvolver posteriormente: criação de uma história com base numa peça visualizada na Sinagoga e a realização de uma peça de teatro”. © CMCV/NCV
DSC 0086 1600x1200
DSC 0098 1600x1200
DSC 0132 1600x1200
DSC 0136 1600x1200
DSC 0139 1600x1200
DSC 0143 1600x1200
DSC 0152 1600x1200
DSC 0157 1600x1200

6 de julho de 2016

Terminou mais um ano de atividade dos projetos “Árvore dos Patrimónios” e “O Meu Museu”

aIMG 6464 1600x1200Com o encerramento do ano letivo terminou, mais uma vez, os projetos de educação patrimonial "A árvore dos Patrimónios" e "O Meu Museu" desenvolvidos na escola pela arquiteta Susana Bicho com as turmas do 3º e 4º anos, respetivamente.
Aplicados desde 2008, estes projetos adaptam-se anualmente a cada nova turma, e têm vindo, cada vez mais, a reforçar a educação artística e a articular-se quer com a comunidade local (tirando partido das instituições locais e das próprias famílias dos alunos), quer com o tema do Plano Anual de Atividades (este ano, a saúde) e com outras iniciativas do Agrupamento, como a Semana da Leitura e a Semana da Escola.
Destacam-se, assim este ano algumas atividades inovadoras:
No projeto A Árvore dos Patrimónios:
a- Onde está a Arte? (património local) descoberta de diferentes formas de arte o seu estado de saúde e criação de inventário e painel-escultura de "azulejos"
b-Defender! no passado e no presente (património nacional) abordagem ao castelo, Salgueiro Maia e 25 de Abril e criação de coroa com desejos para o futuro.
c- A Dieta Mediterrânica (património mundial) visita ao mercado municipal (com a mãe do Gustavo) abordando os alimentos locais,frescos e da época, desde a produção à venda e o desperdício, confeção de sumo saudável e campanha de sensibilização para a comunidade escolar.
d- Realização de decoupage coletiva e postais ilustrados com compromissos pessoais para o futuro evidenciando uma efetiva sensibilização para a proteção do património.
No projeto O meu Museu:
e-Escavação arqueológica na secção de arqueologia (com o pai do Gui), abordando o estado de saúde dos objetos numa atividade que teve continuidade com a escrita criativa e um teatro de sombras representado no Cineteatro, inserido na Semana da Escola.
f-Confeção de lagartos da Páscoa (com a mãe e irmã do Manuel) numa atividade inserida na Semana da Leitura que também contou com leituras em Roda sobre lagartos e criação plástica a partir dos Lagartos de Escher
g- Interpretação plástica da judiaria ao estilo de Paul Klee e retratos de Garcia d' Orta inspirados em Picasso ou José de Guimarães
h- Investigação e criação de novos Colóquios sobre plantas medicinais, leitura encenada e plantação de Aloé vera no pátio da eb23, inseridas na Semana da Escola. © CMCV/NCV
aIMG 6485 1600x1200
aIMG 6486 1600x1200
bIMG 7462 1600x1200
bIMG 7464 1600x1200
cIMG 8069 1600x1200
cIMG 8073 1600x1200
cIMG 8077 1600x1200
d2 1600x1200
d2 1600x1200
d3 1600x1200
dIMG 8320 1600x1200
dIMG 8326 1600x1200
dIMG 8336 1600x1200
dIMG 8473 1600x1200
dIMG 8474 1600x1200
eCIMG 5342 1600x1200
eCIMG 5587 1600x1200
eIMG 5461 1600x1200
eIMG 5576 1600x1200
eIMG 8472 1600x1200
fIMG 6523 1600x1200
fIMG 6558 1600x1200
fIMG 6562 1600x1200
fIMG 6566 1600x1200
fIMG 6596 1600x1200
gIMG 5941 1600x1200
gIMG 6589 1600x1200
gIMG 5941 1600x1200
gIMG 6589 1600x1200
gIMG 7942 1600x1200
hIMG 8291 1600x1200
hIMG 8432 1600x1200
hIMG 8453 1600x1200
hIMG 8456 1600x1200