P U B L I C I D A D E

Mostrar mensagens com a etiqueta Universidade de Évora. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Universidade de Évora. Mostrar todas as mensagens

19 de agosto de 2018

Professor Jorge de Oliveira confirma em entrevista que menires são 2 mil anos mais antigos que os dólmenes



O UE Online – Jornal Online da Universidade de Évora entrevistou recentemente o Professor Jorge Oliveira que revelou a confirmação de que os menires são cerca de dois mil anos mais antigos que os dólmenes (ou antas). 
Trata-se segundo ele de uma descoberta de inegável interesse internacional, confirmada e reconfirmada com base na datação de pequenas porções de matéria orgânica encontradas pelo arqueólogo marvanense na base dos menires da Meada (Castelo de Vide) e do Patalou (Nisa).
Menir da Meada (Castelo de Vide)
Através de uma pequena porção de matéria orgânica encontrada pelo arqueólogo na base do Menir da Meada (o mais impressionante monumento megalítico da região de Castelo de Vide, e o maior menir totalmente talhado pelo homem em toda a Península Ibérica), foi possível obter uma datação mais antiga do que era espectável. A comunidade de arqueológos ligados ao neolítico sempre acreditou que o megalitismo funerário (dolmen) era contemporâneo dos menires, porém esta datação, veio revelar que estes eram cerca de dois mil anos mais antigos.
Menir do Patalou (Nisa)
Era necessário confirmar esse resultado. Seria apenas um acaso? Jorge Oliveira não hesitou e continuou, como sempre, a dedicar-se à investigação e uma nova escavação efetuada agora ao Menir do Patalou, situado junto a uma estrada que liga Nisa à albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, revelou essa evidência. Após submeter a matéria orgânica encontrada neste menir por radiocarbono, confirmou-se a evidência: os menires são substancialmente mais antigos do que os dólmenes, revelando-se uma descoberta de interesse internacional.
O marvanense Jorge Oliveira é professor no Departamento de História e diretor do Laboratório Pinho Monteiro da Universidade de Évora. Responsável pela transição da “arqueologia amadora” para uma “arqueologia profissional” na Universidade de Évora, participou e liderou inúmeras escavações arqueológicas no território alentejano. © NCV
Jorge Oliveira nas escavações do Patalou.

17 de maio de 2017

Albufeira de Póvoa e Meadas continua a ser alvo de estudo no âmbito do Projeto Gamefish

DSC 0040 800x600
“Como já foi divulgado, a Albufeira de Póvoa e Meadas foi seleccionada para integrar o projeto GAMEFISH- Gestão e Promoção da Pesca Recreativa em Albufeiras da Região Mediterrânica, que tem como entidade promotora a Universidade de Évora, em parceria com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e com o ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), e afirma como principal objetivo o desenvolvimento de um plano de gestão direcionado para as albufeiras alentejanas de pequena-média dimensão, que as promova e valorize para a prática da pesca recreativa”.
“Após as amostragens realizadas em Janeiro na Albufeira de Póvoa e Meadas, no âmbito do referido projeto, foi a Albufeira de Póvoa e Meadas considerada, quer em termos de comunidade ictiofaunística, quer em termos de importância e adequabilidade da albufeira para a prática da pesca desportiva, uma das mais adequadas para prosseguir com as restantes ações do referido projeto”.
“Nesta nova fase, a qual se iniciou na passada sexta-feira, dia 05 de maio, com a colocação de sondas de temperatura e oxigénio que irão registar estes parâmetros em contínuo, durante todo o período de estudo (2017-2018), o principal objectivo passa pela identificação dos principais indicadores ambientais associados aos fenómenos de mortalidade piscícola massiva que frequentemente se observam em algumas das albufeiras da região alentejana”.
“Esta ação do projeto contará com a realização de várias atividades, além daquela já referida, nomeadamente a realização de amostragens mensais da ictiofauna e a recolha de amostras de água para caracterização de vários parâmetros de qualidade. A ação tem como objetivo final avaliar as alterações intra-anuais em termos de abundância, densidade e biomassa piscícola e relacionar esta variação com vários indicadores ambientais”. © CMCV/NCV
Ver mais notícias AQUI.
P1110807 800x600
P1120860 800x600

17 de janeiro de 2017

Albufeira de Póvoa e Meadas alvo de estudo pela Universidade de Évora no âmbito do projeto Gamefish

Nos passados dias 11 e 12 de Janeiro “uma equipa de investigadores da Universidade de Évora e do MARE - UÉ, estiveram na Albufeira de Póvoa e Meadas a desenvolver diversas tarefas que visam definir a tipologia da mesma tendo em conta a sua adequabilidade para a prática da pesca lúdica”, segundo indica uma nota da Autarquia, que não indica no entanto quando prosseguem os trabalhos.
Caracterização da fauna piscícola 
Esta atividade desenvolve-se no quadro do projeto Gamefish e “nesta primeira ação do projeto, as tarefas realizadas incluíram uma campanha de amostragem com vista à caracterização da fauna piscícola existente na albufeira. Para o efeito, foram colocadas redes de emalhar durante um período de 2 a 3 horas e efetuadas capturas com pesca elétrica nas margens. Os peixes capturados foram identificados, medidos, pesados e devolvidos com vida à água”.
Melhor gestão da pesca
“A Câmara Municipal felicita a Universidade de Évora pelo elevado interesse do projecto, agradece que a Albufeira de Póvoa e Meadas tenha sido contemplada e espera com enorme expectativa os resultados científicos que venham a ser alcançados no futuro, os quais seguramente serão determinantes para o conhecimento do recurso piscícola em questão, bem como subsidiário para a melhor gestão da actividade piscatória”.
Plano de gestão para albufeiras alentejanas 
O projecto Gamefish - Gestão e Promoção da Pesca Recreativa em Albufeiras da Região Mediterrânica (ALT20-03-0145-FEDER-000016), tem como entidade promotora a Universidade de Évora, em parceria com o MARE -Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e com o ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e enquadrado no Alentejo 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), e afirma como principal objetivo o desenvolvimento de um plano de gestão direcionado para as albufeiras alentejanas de pequena-média dimensão, que as promova e valorize para a prática da pesca recreativa. © CMCV/NCV

3 de dezembro de 2016

Grupo de trabalhadores camarários
participou em estudo sobre hábitos alimentares


DSC 0438 1600x1200

“Onze castelovidenses afetos à Câmara Municipal de Castelo de Vide participaram ontem no "Estudo da relação entre perceção oral dos alimentos e os hábitos alimentares da população do Alto Alentejo: foco nos alimentos ricos em polifenóis", que teve lugar no Centro Municipal de Cultura.
O estudo é da autoria da bióloga Teresa Louro, no âmbito da sua tese de doutoramento na Universidade de Évora. Este visa estudar a relação entre a perceção oral, a composição da saliva e as escolhas alimentares da população adulta do Alto Alentejo. A amostra populacional é de 400 indivíduos, distribuídos de acordo com a densidade populacional de cada concelho.
Em 2019, os resultados serão apresentados em congresso e em artigos científicos. Ao longo dos quatro anos o estudo passará por diversas fases, nomeadamente, questionários sobre os hábitos alimentares, testes de sensibilidade gustativa e recolhas de saliva”. © CMCV/NCV
DSC 0445 1600x1200
DSC 0450 1600x1200

22 de julho de 2016

Marvão:
Vítor Fructuoso reuniu com Universidade de Évora

O presidente da Câmara Municipal de Marvão, Victor Frutuoso, reuniu com a reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas e com a vice-reitora, Ausenda Cáceres, para analisar “assuntos de interesse mútuo e transversais às duas instituições”.
No final da reunião, realizou-se uma visita às instalações do futuro Pólo daquela Universidade na Beirã, “que servirá para acolher equipas de estudo e investigação, nas áreas de biologia, geologia, arqueologia e turismo”. © NCV

8 de junho de 2016

Protocolo específico estreita cooperação da Câmara Municipal com a Universidade de Évora

“Por ocasião da estadia de alunos universitários, que desde o passado dia 3 se encontram em Castelo de Vide com professores, ao abrigo de um programa ERASMUS estabelecido entre a Universidade de Évora e a Aplied Sciences de Hoxter (Alemanha), foi celebrado um Protocolo Específico de Colaboração que visa o desenvolvimento de atividades no âmbito do ensino e partilha de conhecimentos”, segundo anunciou ontem a Autarquia no seu sítio na Internet.
“Estudo, investigação e dinâmicas culturais”
Para António Pita, “a assinatura de protocolos com estabelecimentos de Ensino Superior que resultem na prática em ações concretas de cooperação entre as partes, são fundamentais para trazer estudo, investigação e dinâmicas culturais ao território, sem os quais é impossível obter um up-grade propiciador de valorização, conhecimento e competência nas dinâmicas e recursos locais”.
“Um território apetecível”
Por seu turno, para o docente responsável pelo Departamento de Paisagem Ambiente e Ordenamento da U.E., Professor Carlos Pinto Gomes, “Castelo de Vide é visto como um território apetecível sob o ponto de vista académico, em particular na temática da sustentabilidade da paisagem, considerando as várias áreas do conhecimento, com ela relacionadas (ecologia, sociologia, ordenamento, planeamento, património, turismo, etc.)”.
O objeto do protocolo
“E por assim ser, o objetivo desta cooperação visa a recolha e análise de cartografia e documentação existente relativa à paisagem (ecologia, sociologia, ordenamento, planeamento, património e turismo), no âmbito das atividades de ensino e formação, nomeadamente na interpretação, avaliação e projeto de percursos, vegetação, turismo e inventariação de recursos patrimoniais (tangíveis e intangíveis), entre outros, bem como o apoio científico e técnico na elaboração do documento final onde constem os resultados obtidos”. © CMCV/NCV
(título e subtítulos da responsabilidade da Redação)

15 de setembro de 2015

Menhir do Patalou (Nisa) voltou ontem a ser reeerguido

A equipa de re-ereção.
Ontem, dia 14 de Setembro, mais de 6300 anos depois, voltou a ser erguido o Menhir do Patalou, localizado no concelho de Nisa muito perto da aldeia e da barragem de de Póvoa e Meadas.
Por uma equipa dirigida pelo Professor Jorge Oliveira, da Universidade de Évora, e com o concurso de meios da Autarquia Nisense. © NCV
Fotos © Jorge Oliveira/NCV

3 de julho de 2015

Município de Nisa promove trabalhos
para levantamento do “Menhir do Patalou”

Resultando do projeto “MegaNisa”, promovido pela Câmara Municipal de Nisa, iniciaram-se, no dia 29 de junho, os trabalhos arqueológicos que irão permitir a reereção do Menhir do Patalou, situado no concelho de Nisa, estando envolvida no processo uma equipa do Laboratório de Arqueologia da Universidade de Évora, coordenada pelo Prof. Jorge Oliveira.
O projecto “MegaNisa”, desencadeado pelo Município de Nisa, foi proposto ao Vice-Reitor da Universidade de Évora, com aprovação da Direção Geral do Património Cultural, congrega trabalhos arqueológicos que, para além da reereção do Menhir do Patalou inclui estudos e valorização no Menhir e Dólmenes dos Sarangonheiros que, conjuntamente com os monumentos megalíticos de S. Gens e Srª da Redonda se constituem como um singular roteiro megalítico do concelho de Nisa
O Menhir do Patalou desde que foi encontrado, há largos anos, por João Francisco Lopes, durante os seus passeios culturais pelos campos de Nisa, e após sucessivas informações, solicitações e propostas à Câmara e Assembleia Municipal, para o seu levantamento, apenas a 18 de março de 2015, por deliberação do atual Executivo Municipal, com voto de abstenção da Vereadora da CDU, foi aprovado o projeto” MegaNisa”, através do qual se pretendem constituir elos de ligação com o passado distante e cujo conteúdo e carga simbólica nos identifica como pessoas e como parte integrante da nossa identidade cultural. Os trabalhos arqueológicos agora iniciados são, igualmente, uma oportunidade para que se estudem os contextos que há mais de 7 mil anos levaram as primeiras comunidades de agricultores que se estabeleceram na região de Nisa a talhar, transportar e erguer um bloco de granito com 4 metros de comprimento e um peso de 6,5 toneladas. Rituais relacionados com a fecundidade terão levado os primeiros agricultores e pastores desta região a esculpirem um bloco de pedra de forma explicitamente fálica e a erguerem-no num local de amplo domínio visual e paisagem deslumbrante. © CMNisa/NCV
Ver mais notícias AQUI.

15 de maio de 2015

Hugo Folgado promove ação de formação na Universidade de Évora sobre "O Ensino do Futebol”

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora abriu as candidaturas para a ação de formação contínua "O Ensino do Futebol - Das escolas de iniciação ao Futebol de 7".
Esta ação, englobada no plano de formação contínua terá como formador o castelovidense Hugo Folgado e é certificada pelo IPDJ, conferindo 2 créditos de formação específica para a renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto, graus 1 e 2. Com um total de 10 horas de formação, distribuídas por 2 dias, a inscrição nesta ação terá um custo de 35 euros, aos quais acrescem 2,95 euros relativos ao seguro.
Os interessados deverão efectuar a sua candidatura até ao dia 1 de Junho de 2015 para o endereço de correio electrónico - formacaotreinadores@ddes.uevora.pt - enviando a seguinte informação: nome completo, cópia do Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade em formato digital e cópia do título profissional de Treinador de Desporto em formato digital (quando aplicável). © NCV

18 de outubro de 2014

Universidade de Évora assina protocolo
de colaboração com 4 Institutos Politécnicos (Portalegre, Beja, Setúbal e Castelo Branco)


O protocolo visa enquadrar a criação e funcionamento do Mestrado em Enfermagem em associação interinstitucional.
A Universidade de Évora, em conjunto com os Institutos Politécnicos de Portalegre, de Beja, de Setúbal e de Castelo Branco, propuseram à A3ES a criação de um mestrado em associação na área de Enfermagem o qual será oferecido a partir do próximo ano. Tal medida permite uma oferta formativa conjunta respondendo assim à crescente necessidade de reorganização do Ensino Superior em Portugal.
Esta iniciativa, formalizada através de um protocolo, é um dos primeiros passos dados por estas cinco organizações com vista à adequação da oferta formativa às necessidades da comunidade onde se inserem e do país, oferecendo-se pela primeira vez uma formação conjunta nesta área, envolvendo as respetivas Escolas de Enfermagem e de Saúde.
Entre os grandes objetivos da assinatura do protocolo está a formação de profissionais com competências clínicas avançadas em todas as áreas de especialização legalmente previstas.
Estes profissionais contribuirão para uma maior capacidade de resposta às necessidades de saúde das populações e consequentemente para a fixação de pessoas no interior do país.
Espera-se ainda, através da concretização das medidas previstas, que a região se torne, a curto prazo, num polo de maior atração para a formação na área de enfermagem, aumentando consequentemente a sua competitividade.
Procurando “desenvolver conhecimentos e competências para a intervenção especializada num domínio de enfermagem”, “promover a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde”, “capacitar para a governação clínica” e “contribuir para o desenvolvimento da disciplina e da formação especializada em enfermagem”, o protocolo pretende também criar condições que permitam “desenvolver em parceria projetos de investigação de âmbito nacional e internacional”, “promover a prestação de serviços” ou “estágios científicos e técnicos”.
Dando cumprimento às diretivas do Governo, que em maio passado, através da Secretaria de Estado do Ensino Superior, apresentou as “Linhas de Orientação Estratégica para o Ensino Superior”, em que se pretende que seja estimulada a criação de consórcios entre IES, no sentido de partilharem recursos, meios humanos e materiais, a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Portalegre, de Beja, de Setúbal e de Castelo Branco dão assim um passo importante na otimização dos seus recursos e da sua oferta formativa.
O presente protocolo surge na sequência do assinado no final do ano passado entre a Universidade de Évora e os IP’s de Beja e de Portalegre, através do qual as três instituições se comprometeram, “no âmbito das suas possibilidades e num quadro de reciprocidade, a efetivar a colaboração de docentes em atividades de docência, de coordenação e de supervisão,” bem como a “estabelecer plataformas de entendimento ao nível da gestão da oferta formativa e da investigação em domínios científicos específicos, visando a articulação com a procura a nível regional.”
As instituições signatárias comprometem-se ainda em continuar a desenvolver esforços para, através do aprofundamento das suas relações, responderem cada vez melhor às necessidades da região e do país. © NCV

21 de dezembro de 2013

Município de Marvão e Universidade de Évora
reinstalam pólo universitário na Beirã



Decorreu na passada sexta-feira, no Salão Nobre dos Passos do Concelho de Marvão, a cerimónia de assinatura do protocolo específico de colaboração entre o Município local e a Universidade de Évora, para reinstalação do Pólo Universitário em Marvão. © NCV 
Ver outra notícia AQUI.



17 de dezembro de 2013

Município de Marvão e Universidade de Évora reinstalam Pólo Universitário na Beirã

Realiza-se no Salão Nobre dos Passos do Concelho de Marvão recebe, no próximo dia 20, sexta-feira, pelas 15 horas, a cerimónia de assinatura do protocolo específico de colaboração entre o Município de Marvão e a Universidade de Évora, para reinstalação do Pólo Universitário no concelho.
Esta cerimónia conta com a presença de Victor Frutuoso, presidente da autarquia, Manuel Cancela D’Abreu, Vice-Reitor da Universidade de Évora, Paulo Simões Rodrigues, director do CHAIA (Centro de História de Arte e Investigação Artística), e Jorge de Oliveira, director do Laboratório de Arqueologia.
O Pólo ficará instalado na aldeia da Beirã, em edifícios cedidos pela autarquia, e estará especialmente vocacionado para área de Arqueologia. Sendo a freguesia da Beirã a mais rica em património arqueológico deste concelho, aqui se acolherão investigadores e alunos que, preferencialmente, sobre este património venham a desenvolver projectos de investigação.
Projecto Arqueologia Rural do Sever
Uma plataforma de investigadores das Universidades de Évora, Cáceres e Madrid, conjuntamente com a Associação de Estudos do Alto-Tejo prevêem concentrar neste Pólo a investigação arqueológica que, desde há muito, desenvolvem nesta zona transfronteiriça sob influência dos rios Tejo e Sever.
O Projecto Arqueologia Rural do Sever, especificamente direccionado para esta zona raiana, pretende aprofundar o conhecimento da antropização da área envolvente de Marvão, e vai ser desenvolvido por docentes e alunos da Universidade de Évora.
O novo Pólo da Universidade de Évora, que se assume como uma extensão do CHAIA, terá várias valências. Para além de uma sala de aulas e espaço laboratorial, poderá acolher, em pernoita, até 15 pessoas. Para esse efeito serão disponibilizadas pela Junta de Freguesia da Beirã, as instalações da antiga “Escola Primária” e outro edifício, propriedade da autarquia, que será reabilitado durante o primeiro semestre de 2014. © NCV

21 de junho de 2010

Universidade de Évora organiza em Julho
1º Curso Breve de Cultura Científica
na Fundação Nossa Senhora da Esperança

A Universidade de Évora organiza em Castelo de Vide o seu 1º Curso Breve de Cultura Científica, nos próximos dias 5 a 9 de Julho das 18 às 19 horas.
A iniciativa decorre em colaboração com a Fundação Nossa Senhora da Esperança, no quadro do Centro Internacional de Formação Mouzinho da Silveira.
Devido às obras em curso nas instalações do Convento de São Francisco, o curso vai decorrer em instalaçõesda Fundação Nossa Senhora da Esperançana Rua Miguel Ferreira, em Castelo de Vide.
O curso destina-se a “participantes motivados para a vivência universitária” (máximo de 20) e está prevista a distribuição de obras em depósito com a chancela da Universidade de Évora, debates e sessões de leitura e escrita com inclusão dos melhores textos elaborados em espaço virtual.
O tema escolhido é a “Transdisciplinaridade e Infinito” e os tópicos são, por sua vez, os seguintes: os ideais – cultura transdisciplinar e pensamento crítico, as ferramentas – mind – mapping e Web 2.0, os números ao longo da história, infinito na literatura e arte – Borges e Escher e infinito e cultura judaica – Crescas e Cantor.
Os professores que leccionam o curso são Jorge Sousa Brito, Reitor da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e José Carlos Tiago de Oliveira, do Departamento de Matemática da Universidade de Évora. © NCV

8 de julho de 2009

Projecto da Universidade de Évora
transforma cidade romana da Ammaia
em centro de investigação europeu

Marvão, Portalegre, 06 Jul (Lusa) - A cidade romana de Ammaia, em Marvão (Portalegre), vai transformar-se num centro de investigação europeu sobre cidades romanas e os seus territórios, através de um projecto tecnológico “extremamente avançado” desenvolvido pela Universidade de Évora.
“O projecto representa um salto qualitativo em termos internacionais para a nossa instituição”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Fundação Cidade Ammaia (FCA), Carlos Melancia.
Designado de “Radio-Past: Radiografia do Passado. Abordagens integradas não destrutivas para compreender e valorizar sítios arqueológicos”, o projecto está a ser desenvolvido por dois professores contratados pela UE, o belga Frank Vermeulen e a italiana Cristina Corsi.
Com o apoio de fundos da União Europeia, este projecto, que resulta de uma parceria entre a UE e a FCA, permitirá aos arqueólogos efectuar uma radiografia de todas as estruturas que se encontram no subsolo antes de efectuar as escavações.
Através deste projecto tecnológico, não haverá destruição de paredes, pisos e objectos ainda enterrados, limitando, desta forma, intervenções destrutivas e dispendiosas como as escavações.
“A tecnologia utilizada é extremamente avançada, de tal forma que permite fazer a radiografia de todas as estruturas que estão enterradas antes de escavar. Isto significa que somos capazes de fazer um levantamento que levaria, pelo método normal, alguns 50 anos”, explicou.
Numa primeira fase deste projecto, a FCA considera que os resultados obtidos nos trabalhos de campo foram “surpreendentes”.
Num primeiro levantamento com um georadar e com instrumentos geomagnéticos na área do fórum romano da Ammaia foi possível produzir uma planta detalhada daquela cidade.
Desta forma, foi possível apurar que a praça pública da Ammaia romana está rodeada por vinte lojas, um templo e uma basílica (tribunal) e foi embelezada com pórticos, estátuas e fontes. De acordo com os especialistas, a partir deste plano desenvolvido em 2D vai agora desenvolver-se um outro modelo daquele espaço em 3D e a “longo prazo” está projectada uma completa reconstrução digital da cidade. “Não tenho dúvidas que este projecto vai trazer até nós muitos visitantes, estudantes e o turismo vai crescer com esta nova realidade”, sublinhou Carlos Melancia. Através deste projecto, a FCA vai agora transformar-se num centro de formação e treino de estudantes nas mais recentes técnicas arqueológicas de levantamento, escavação e conservação.
Contudo, desde Abril deste ano que se encontram também em Marvão equipas de toda a Europa que têm como objectivo desenvolver um conjunto de investigações em toda a área da cidade romana de Ammaia.
Para que o projecto cresça e que consiga captar mais entusiastas, a FCA está ainda a preparar um conjunto de workshops internacionais sobre diferentes temas arqueológicos.
O projecto “Radio-Past” foi hoje apresentado no auditório do Parque Natural da Serra de São Mamede, numa iniciativa que contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes dos Santos.

5 de março de 2009

FOTOREPORTAGEM: Abertura
do primeiro curso de Pós-Graduação
em Cuidados Continuados Integrados

Teve lugar esta semana a cerimónia de abertura do primeiro curso de Pós-Graduação em Cuidados Continuados Integrados, que contou com a presença do Reitor da Universidade de Évora,Professor Jorge Araújo, do Presidente da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus e do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Nossa Senhora da Esperança, João Palmeiro.
A primeira edição deste curso de pós-graduação em Cuidados Continuados Integrados,
organizada pelo pólo de Castelo de Vide da Universidade de Évora, vai decorrer de 3 de Março a 31 de Julho, neste segundo semestre do actual ano lectivo, nas instalações do Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira, uma iniciativa conjunta da Fundação Nossa Senhora da Esperança e daquela Universidade. © NCV

Vd. mais notícias sobre este assunto AQUI

13 de outubro de 2008

Candidaturas para Mestrado
em Gestão de Marketing até quarta-feira

Termina na próxima quarta-feira dia 15 de Outubro o prazo de candidaturas para o curso de mestrado em Gestão de Marketing que o Departamento de Gestão da Universidade de Évora e a Fundação de Nossa Senhora da Esperança vai levar a cabo no Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira em Castelo de Vide (antigo Convento de São Francisco). As candidaturas podem ser efectuadas on-line em www.sac.uevora.pt.
Recorda-se que, como o NCV noticiou, Castelo de Vide vai também ser palco de um curso de pós-graduação sobre “Cuidados Continuados Integrados” no âmbito do Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira da Universidade de Évora, criado e mantido desde 2007 em estreita colaboração com a Fundação de Nossa Senhora da Esperança.
Este curso começará a ser leccionado na segunda metade do ano lectivo de 2008/2009, é constituído por 324 horas (12 unidades de crédito) e dirige-se a profissões da áreas da saúde e social (médicos, enfermeiros, terapeutas, psicólogos, sociólogos, assistentes sociais, etc.).

29 de setembro de 2008

Universidade de Évora em Castelo de Vide:
Mestrado em Gestão – Marketing e pós-graduação em “Cuidados Continuados Integrados”

O Departamento de Gestão da Universidade de Évora e a Fundação de Nossa Senhora da Esperança acabam de anunciar a organização de um curso de mestrado em Gestão de Marketing no Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira em Castelo de Vide (antigo Convento de São Francisco). As candidaturas podem ser efectuadas desde já on-line em www.sac.uevora.pt.
Por outro lado, Castelo de Vide vai também ser palco de um curso de pós-graduação sobre “Cuidados Continuados Integrados” no âmbito do Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira da Universidade de Évora, criado e mantido desde 2007 em estreita colaboração com a Fundação de Nossa Senhora da Esperança.

O curso começará a ser leccionado na segunda metade do ano lectivo de 2008/2009, é constituído por 324 horas (12 unidades de crédito) e dirige-se a profissões da áreas da saúde e social (médicos, enfermeiros, terapeutas, psicólogos, sociólogos, assistentes sociais, etc.).

Matemática, socorrismo, “Expansão Portuguesa”, romances históricos e ensino do português

A Universidade de Évora e a Fundação de Nossa Senhora da Esperança anunciaram ainda outras actividades de formação para o ano lectivo que agora se inicia, entre as quais se contam um Curso Preparatório de Matemática para o Ingresso no Ensino Superior, um Curso de Educação para a Saúde-Socorrismo, outro sobre “Problemas Culturais e Religiosos da Expansão Portuguesa”, a continuação do curso sobre “romances históricos” e acções no domínio do Ensino de Português para Estrangeiros e do Ensino de Português para Espanhóis (neste caso em articulação e colaboração com a Universidade da Extremadura).

Para além disso, o Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira da Universidade de Évora em Castelo de Vide desenvolverá ainda palestras e outras actividades de divulgação a anunciar oportunamente.

Matemática para Ingresso no Ensino Superior

O Curso Preparatório de Matemática para o Ingresso no Ensino Superior aceitará 20 alunos cuja aprovação dispensará os maiores de 23 anos das provas de acesso. O curso será leccionado ao ritmo de 4 horas por semana de Janeiro de 2009 até ao final do ano lectivo; as inscrições estarão abertas entre 15 e 30 de Dezembro próximo.

Educação para a Saúde-Socorrismo

Por outro lado, o Curso de Educação para a Saúde-Socorrismo (30 horas) deverá começar talvez até ao final do ano e corresponde a uma solicitação muito concreta de professores do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, conforme referiram ao NCV fontes muito próximas do processo.

Problemas Culturais e Religiosos da Expansão Portuguesa”
A acção sobre “Problemas Culturais e Religiosos da Expansão Portuguesa” é uma iniciativa do departamento de História da Universidade de Évora que se materializa em 5 blocos sequenciais.

Romances históricos”
Finalmente, a acção sobre os “romances históricos” prossegue com 27 horas num ciclo que o departamento de Linguística e Literatura vai dedicar ao “Amor e Erotismo na História e na Literatura”. © NCV

25 de setembro de 2008

Universidade de Évora inaugura amanhã
novo Pólo em Alter do Chão

A Câmara Municipal de Alter do Chão acaba de anunciar em cartaz a inauguração do Pólo da Universidade de Évora naquela localidade para o próximo dia 26 de Setembro, com a presença do Magnífico Reitor. © NCV
Clicar duas vezes na imagem do cartaz para ampliar.

22 de setembro de 2008

Universidade de Évora anuncia mestrado
em Gestão/Marketing em Castelo de Vide

O Departamento de Gestão da Universidade de Évora acaba de anunciar a organização de um curso de mestrado em Gestão de Marketing no Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira em Castelo de Vide (antigo Convento de São Francisco).
As candidaturas podem ser efectuadas on-line em www.sac.uevora.pt. © NCV

Clicar duas vezes na imagem do cartaz para ampliar.