Durante
os dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro, celebrou-se em
Vitoria-Gasteiz (Pais Basco, Espanha), o 5.º CONAMA Local, cujo lema
foi “Reformulando juntos ciudades sostenibles y habitables”, ao
qual se juntou a Red de Observatorios de Sostenibilidad de España
que aproveitando o evento, organizou uma reunião na qual estiveram
presentes muitos Observatórios espanhóis e onde o OTALEX -
Observatório Territorial Alentejo - Extremadura, teve uma
participação especial, por ser o único observatório
transfronteiriço da Europa que integra três regiões vizinhas, duas
portuguesas, Alentejo e Centro, e uma espanhola, Extremadura.
Essa
mesma reunião centrou-se na apresentação de um documento base do
relatório de Indicadores de Sostenibilidad Local de la Red no qual,
cada um dos observatórios está a trabalhar para a sua publicação
na primavera. Por outro lado, teve lugar a integração do
Observatorio de la Sostenibilidad y el Cambio Global de la Reserva de
la Biosfera de Fuerteventura. Entre outros assuntos que marcaram a reunião, apresentou-se a Plataforma de Comunicação da Red de Observatorios de Sostenibilidad, que se tornará numa ferramenta de unificação dos trabalhos dos observatórios que integram a Red. O OTALEX participará com as publicações que já tem como os Resultados finais dos projectos OTALEX e OTALEX II, e com o ATLAS Alentejo-Extremadura.
Em continuação houve várias sessões sobre diferentes áreas temáticas, como por exemplo, o “Projeto da OCDE sobre a medida do potencial da economia verde - indicadores de transição para uma economia baixa” ou as “Experiencias empresais para a redução da pegada de carbono” expostos por REE (Red Electrica de España), Ferrovial e GAMESA.
Por outro lado, o Observatorio de Sostenibilidad de Donostia-San Sebastián, apresentou os trabalhos do Grupo de percepción y participación social en materia de sostenibilidad, que desenvolve um projeto onde se dá a conhecer o nível de satisfação e conhecimento dos cidadãos relativamente às políticas de gestão ambiental e a sua contribuição nos processos participativos. Também a OSE (Observatorio de Sostenibilidad en España) fez uma apresentação sobre o Seguimento dos processos da AG21L no marco de Rio +20.
Para finalizar, organizou-se um plano de trabalho da Red de Observatorios de Sostenibilidad e próximas reuniões, propondo-se a elaboração de um projeto de investigação que aglutine toda a Red e onde o OTALEX terá um papel de destaque pelo seu carácter e natureza transfronteiriços. © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário