A primeira fase da 7ª edição da Geração Depositrão da ERP Portugal revela que, entre 8 escolas participantes de Portalegre, já foram recolhidos mais de 3.400quilos de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores).
O Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, ocupa a primeira posição das escolas da região, tendo recolhido mais de 2 400 quilos destes resíduos.
Até ao momento, entre as cerca de 600 escolas participantes, já foram recolhidos 145.000 quilos de resíduos (REEE e RP&A) em todo o país.
Atualmente, as escolas que ocupam as primeiras posições no ranking são: EB23 Damião de Odemira (mais de 11.400 quilos), EB1 de Loução – Venade (cerca de 10.000 quilos), EB1 de Cabanas de Tavira (aproximadamente 3.000 quilos), Jardim de Infância de Casais de São Clemente e EB23 de Cercal do Alentejo, respetivamente com volumes superiores a 2.700 e 2.600 quilos. No que respeita à recolha de pilhas, em particular, o top 5 é composto pelas escolas que se seguem: EB1 de Lamas, Escola Sec./23 de Águas Santas, Escola Básica Deu La Deu Martins, EB1 de Torres Vedras e Jardim de Infância do Cacém No1. Todas estas escolas ultrapassaram o peso de 140 quilos, num universo de aproximadamente 90 escolas responsáveis pelo encaminhamento adequado deste tipo de resíduos.
No final do ano letivo serão premiadas 10 escolas, distribuídas por 2 categorias: peso absoluto e peso por aluno de resíduos recolhidos. Para além da atividade de recolha, as escolas também serão reconhecidas pela elaboração de trabalhos criativos dedicados ao tema da correcta gestão de equipamentos e pilhas em fim de vida, segmentados por níveis de escolaridade. Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com o Programa Eco-Escolas e conta com o apoio das marcas Orima, Pingo Doce e Worten. © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário