COLABORE COM O NCV

7 de maio de 2025

Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia apresenta a “Peça do mês” de Maio

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia divulgou a “peça do mês de Maio”. Trata-se de Uma peça em barro que recria artesanalmente a Fonte da Vila trabalhada em barro pelos utentes no quadro de um protocolo estabelecido entre a Fundação Nossa Senhora da Esperança e a Cerci Portalegre.
“Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1953 a Fonte da Vila é o “ex-líbris” de Castelo de Vide. Construida no reinado de D. João III pela comunidade judaica, logo após o édito de expulsão dos judeus de Portugal, altura em que já viveriam várias famílias convertidas em Castelo de Vide.
A cúpula foi construída sobre 6 colunas que jogam com as 4 bicas de fonte. A encimar a fonte, uma túlipa, flor que acompanhou os judeus, do Paquistão para a Holanda. A túlipa é suportada por duas crianças e na sua base tem uma caldeira, até meados do século passado, as pessoas mais idosas da terra deitavam água para, no seu dizer, não deixar a túlipa secar.
As suas águas foram classificadas, em 1921, como cloretadas, carbonatadas, nitratadas, sódicas, cálcicas e magnesianas, tendo sido, em 1941, canalizadas para a Casa das Bicas onde posteriormente seriam construídas as Termas, segundo traço do arquiteto Ernesto Korrodi, em 1942. Enquanto as Termas funcionaram os castelovidenses apelidavam os aquistas de "bebe água". © NCV

Sem comentários:

Enviar um comentário