COLABORE COM O NCV

5 de junho de 2025

Exposição de desenhos de Bárbara Assis Pacheco até 13 Julho no Centro de Arte e Cultura da FNSE

Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Centro de Arte e Cultura da FNSE inaugura esta sexta-feira dia 6 de Junho uma exposição de desenhos da artista Bárbara Assis Pacheco que ali e ficará patente ao público até ao Domingo dia 13 Julho.
Bárbara Assis Pacheco “faz desenhos e coisas". Nasceu em 197 em Lisboa, onde vive e trabalha. Licenciou-se em Arquitetura (FAUTL, Lisboa) e em Filosofia (FCSHUNL, Lisboa), e entre estas duas licenciaturas fez “Desenho” e o “Curso Avançado de Artes Plásticas” na Ar.Co em Lisboa. Participou na primeira edição do curso de Fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística.
Bárbara Assis Pacheco: “o que faço”...
Bárbara Assis Pacheco.
O anúncio de lançamento da exposição foi acompanhado de um curiosos texto da artista que a seguir republicamos na íntegra.
“Fazer isto não foi uma decisão ou escolha consciente, foi acontecendo. Sempre gostei muito de animais mas não fui para Veterinária porque seria incapaz de executar atos médicos. Como sempre desenhei (e sou privilegiada, eu sei), fui indo nessa direção, fui desenhando e fui ficando a fazer isto. O que desenho é o resultado de ver o mundo como um “cabinet de curiosités”, acho que posso resumir assim. Os suportes ou materiais que uso vêm parar-me às mãos (claro que gostaria de poder estar sempre a pintar telas enormes e a desenhar rolos de papel grande) e cada vez mais tomo a liberdade de usar tudo.
Paralelamente ao “cabinet de curiosités” aparecem séries auto-irónicas, feias, brutas e pungentes porque tenho que fazer e porque é o que há disponível. A par disto tudo e de vez em quando vou fazendo piscinas porque acho bonitas e atractivas (e são fáceis de usar, não têm bandeira encarnada, vê-se o fundo e não têm algas, aspectos que contam e ficaram de medos infantis).
E por fim, gosto de romantizar a ida de Gauguin para o Tahiti e admiro a sua coragem. Ah, e gostava de saber pintar a sério”. © NCV

Sem comentários:

Enviar um comentário