COLABORE COM O NCV

8 de junho de 2025

Festival Terras sem Sombra termina este Domingo com uma atividade sobre a riqueza botânica da Serra de S. Mamede

Foto © TSS/NCV
Na manhã deste Domingo, 8 de Junho (9:30 horas), a atividade no âmbito da salvaguarda da biodiversidade tem como tema “Entre a Medicina e a Gastronomia: Plantas Terapêuticas e Aromáticas da Serra de São Mamede”.
Com ponto de encontro no Jardim Grande (Parque João José da Luz), os participantes serão guiados pelo biólogo João Farminhão, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A botânica da Serra de São Mamede constitui um tesouro que alia biodiversidade, saber tradicional e potencial científico.
Rosmaninho, alecrim, erva-cidreira, perpétua-das-areias...
Nesta região de transição entre o Alentejo e as Beiras, onde o relevo montanhoso e o microclima mais húmido criam condições únicas, florescem espécies como o rosmaninho (𝘓𝘢𝘷𝘢𝘯𝘥𝘶𝘭𝘢 𝘴𝘵𝘰𝘦𝘤𝘩𝘢𝘴), o alecrim (𝘙𝘰𝘴𝘮𝘢𝘳𝘪𝘯𝘶𝘴 𝘰𝘧𝘧𝘪𝘤𝘪𝘯𝘢𝘭𝘪𝘴), a erva-cidreira (𝘔𝘦𝘭𝘪𝘴𝘴𝘢 𝘰𝘧𝘧𝘪𝘤𝘪𝘯𝘢𝘭𝘪𝘴) e a perpétua-das-areias (𝘏𝘦𝘭𝘪𝘤𝘩𝘳𝘺𝘴𝘶𝘮 𝘴𝘵𝘰𝘦𝘤𝘩𝘢𝘴).
Todas elas há muito tempo usadas na medicina popular – em infusões, unguentos e defumações –, estas plantas encerram compostos com propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e sedativas, sendo hoje objecto de investigação científica e valorização económica. © NCV

Sem comentários:

Enviar um comentário