![]() |
| Fotos © CIMAA/NCV |
Ficou assim formalizada a transferência de competências no âmbito da Ação Social (DL n.º 55/2020, de 12 de agosto) para as Autarquias e para a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
Presenças de Angelina Serra e Arcílio Pinto
A reunião, na qual participaram os técnicos de Castelo de Vide Angelina Serra e Arcílio Pinto, ficou marcada pela passagem de testemunho da coordenação da Plataforma Supraconcelhia, nomeadamente do Instituto da Segurança Social, representado pela Diretora Regional da Segurança Social de Portalegre, Sandra Cardoso, para a CIMAA, representada pelo Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal, Nuno Silva.
Grupo operativo apoia Plataforma
Um dos pontos da ordem de trabalhos passou pela criação do grupo de trabalho, que dará apoio à atividade da Plataforma, designado por grupo operativo.
Os objetivos da Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo passam pelo combate à pobreza e à exclusão social, pela promoção da coesão e inclusão social e pela elaboração/implementação do Plano de Ação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza. Procura ainda contribuir para uma maior eficácia e uma melhor cobertura e organização do conjunto de respostas e equipamentos ao nível dos concelhos que integram a Plataforma Supraconcelhia e a criação de canais regulares de comunicação e informação entre os parceiros.
Apresentado projeto ALICE4u
Por último, mas não menos importante, autarcas e técnicos dos municípios e demais entidades, assistiram à apresentação do projeto ALICE4u, que, através da “tecnologia nacional mais completa”, dá resposta a todos os níveis de intervenção geriátrica, promovendo a qualidade de vida dos idosos e respetivas famílias. O dispositivo, que se assemelha a um relógio convencional, é muito mais que isso: é uma ferramenta de monitorização do utente, em tempo real, que permite uma maior autonomia e segurança aos idosos, especialmente aqueles que vivem em locais mais isolados. © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário