![]() |
| Foto © DR/NCV |
“Foram praticamente 16 meses muito enriquecedores, de muito trabalho, com um ritmo muito intenso, mas dos quais saio com um sentimento de dever cumprido e com um enorme gratidão e reconhecimento por ter servido a Pátria”.
Em declarações públicas sobre esta transição, António José Morais Baptista adiantou que tentará assumir estas novas funções “com o mesmo empenho, a mesma determinação e a mesma vontade como que desempenhei as funções que ora cessam. Também aqui tenho de deixar uma palavra de agradecimento ao Ministro da Defesa Nacional pela confiança depositada em mim”.
As novas funções são exercidas em regime de substituição e a designação "foi efetuada a fim de garantir a execução das operações e decisões necessárias à fusão da anterior Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e assegurar o normal funcionamento do novo serviço".
Nota curricular de António José de Morais Baptista
Nota curricular de António José de Morais Baptista
António José de Morais Baptista, nascido a 2 de Julho de 1980, é licenciado em Direito pela Universidade Moderna de Lisboa (curso 1998-2003).
Frequentou e concluiu com sucesso o Curso de Defesa Nacional 2013/2014 (curso de estudos avançados), tendo realizado o trabalho de investigação final sobre o “Conceito Estratégico de Defesa Nacional - Evolução no tempo e na lei (1985-2013)”.
Desempenhou as funções de consultor do Grupo Parlamentar do CDS-PP de 22 de Outubro de 2008 até 31 de agosto de 2021. Desempenhou a sua atividade, nomeadamente, na Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, na Comissão Parlamentar de Inquérito à Contratualização, Renegociação e Gestão de todas as Parcerias Público-Privadas do Sector Rodoviário e Ferroviário e na Comissão Parlamentar de Inquérito aos Programas Relativos à Aquisição de Equipamentos Militares (EH-101, P-3 Orion, C-295, torpedos, F-16, submarinos, Pandur II).
Desde 1 de Setembro de 2021 é técnico superior do Município de Alter do Chão, com contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, desempenhando as funções de responsável pelo Setor de Gestão de Recursos Humanos.
De 1 de Abril de 2024 até 14 de Abril de 2024, foi chefe de gabinete do Grupo Parlamentar do CDS-PP. De 15 de Abril de 2024 até 5 de Junho de 2025 exerceu as funções de chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional do XXIV Governo Constitucional.
De 6 de Junho de 2025 até à presente data, exerceu as funções de chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional do XXV Governo Constitucional. © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário