![]() |
| Fotos © DR/NCV |
![]() | |
|
Por iniciativa da Câmara Municipal de Castelo de Vide, em parceria com a Associação de Natação do Interior Centro (ANIC), a celebração das quatro décadas de atividade deste equipamento municipal prossegue na manhã do próximo sábado dia 20 de Dezembro com um Convívio Aquático, a partir das 10 horas dirigido aos participantes da Academia Sénior.
Para a Câmara Municipal de Castelo de Vide esta é “uma forma de celebração desta data tão especial e de recordar a importância deste espaço que tem marcado gerações ao longo de 40 anos”.
Pela sua acuidade e oportunidade o NCV publica a reflexão sobre esta efeméride do técnico municipal e presidente da ANIC, João Augusto Alexandre. © NCV
"40 anos. Não é só um número. É memória líquida. Há 40 anos atrás abriu portas a Piscina Coberta de Castelo de Vide. A primeira piscina coberta do Alentejo, Algarve e Beiras Interiores. Antes do betão, já havia visão. Antes das medalhas, já havia coragem.
Estou nesta casa há mais de quatro décadas: Inicialmente como treinador, depois com a responsabilidade de coordenação da zona desportiva até 2002 e, atualmente, como técnico de Natação a dar aulas do ensino primário e classes de natação.
Não posso deixar de evocar o grande impulsionador da Escola de Natação Prof. António Cabral Dias, responsável pelo projeto piloto a nível nacional - a criação da escola de natação no Município de Castelo de Vide.
Hoje, com orgulho e responsabilidade assumo funções de Presidente da ANIC. Vi gerações a aprender a nadar e a não ter medo da água. Vi campeões a nascer. Vi derrotas, vitórias, gargalhadas e silêncios. Tudo ali, entre linhas de água e cloro.
Durante décadas, esta piscina foi palco central da natação no sul de Portugal. Aqui competiram atletas de toda a região, quando ainda não havia piscinas cobertas na maioria dos concelhos. Havia trabalho. Havia método. Havia respeito pelo desporto.
Um agradecimento à Câmara Municipal de Castelo de Vide por, mais uma vez, ceder esta instalação para a realização de uma atividade aquática. Sem este apoio, a história não se escreve — apaga-se.
Celebrar 40 anos não é viver do passado. É honrá-lo, aprendê-lo e projetá-lo para o futuro. A água é a mesma. A missão também. O resto… constrói-se.
Obrigado a todos os que fizeram, fazem e farão desta piscina muito mais do que um edifício. É património vivo. É identidade. É Associativismo".
João Augusto Alexandre



Sem comentários:
Enviar um comentário