![]() |
| Fotos © CIMAA/NCV |
126 dos 141 milhões para a Barragem do Pisão
Um valor que se justifica sobretudo em virtude dos compromissos assumidos no Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, projeto mais estruturante do Alto Alentejo, com uma dotação prevista de 126 391 096 euros em 2026.
Este é um orçamento que abrange as várias áreas de intervenção da CIMAA, de onde ainda se destaca o investimento na implementação da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (2 214 000 euros), mas também na Modernização e Digitalização do Alto Alentejo (1 086 753 euros). De realçar ainda a candidatura no enquadramento do Aviso ALT2030-2024-56 no valor de 381 530 euros, “Formação e Capacitação da Administração Pública no Alto Alentejo”, um plano de formação para o período de 2025/2028 para um universo de 1195 trabalhadores, com 58 cursos de formação.
Transporte a pedido avança em todo o território
Nos transportes, avançará a implementação progressiva do transporte a pedido em todo o território, após a realização bem-sucedida de um piloto no município de Campo Maior. A preparação da nova rede de transportes/concessão será a atividade central do próximo ano neste setor, ao mesmo tempo que será efetuado um investimento da melhoria das paragens e abrigos do Alto Alentejo, bem como na comunicação e divulgação do sistema de transportes públicos, abrangente a todos os públicos-alvo.
Academia + Sucesso Escolar
A Academia + Sucesso Escolar – Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar no Alto Alentejo (PIPSEAA), conta com uma dotação 331 896 euros e o projeto Educar com Arte, que já teve iniciativas aprovados pelos autarcas nesta reunião do Conselho Intermunicipal, é contemplado por uma verba de 393 197 euros e pretende assim reforçar o papel da cultura e do turismo sustentável no desenvolvimento económico, na inclusão social e na inovação social.
Eleição de representantes da CIMAA
Tal como se encontra previsto no artigo 81º do Anexo I, da Lei 75/2013, a reunião ficou ainda marcada pela eleição, por parte dos autarcas, dos representantes da CIMAA em diversas entidades regionais, tendo em conta o papel de relevo desta Comunidade na prossecução de políticas públicas no Alto Alentejo. © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário