![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
O visitante encontrará na exposição peças produzidas nos últimos anos, pelas hábeis mãos deste artesão que são verdadeiros testemunhos que irão transmitir, às gerações vindouras, a memória de um Alentejo rural, que foi desaparecendo ao longo das últimas décadas.
Natural da Vila de Veiros, concelho de Estremoz, Mestre José Vinagre tem atualmente 95 anos, é já um dos poucos artesãos que ainda dedica o seu tempo a trabalhar a cortiça, matéria-prima abundante na região e que foi material de eleição de vários artesão, quer para a criação de peças utilitárias, quer para peças representativas do quotidiano do mundo rural alentejano.
Como trabalhou quase toda a sua vida em atividades agrícolas, Mestre Vinagre conhece as mais diversas alfaias agrícolas, trabalhos agrícolas, meios de transporte de tração animal e os próprios animais como ninguém, o que lhe permite reproduzir de memória e com uma impressionante aproximação da realidade, os mais variados instrumentos e cenas da vida rural alentejana. © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário