COLABORE COM O NCV

26 de fevereiro de 2025

António Pita apresentou um novo vídeo de promoção da oferta de museus em Castelo de Vide
- referidos apenas 4 dos 12 espaços museológicos...


António Pita divulgou ontem através das redes sociais um “novo vídeo que foi produzido com a finalidade de apresentar em breves minutos os vários museus que Castelo de Vide tem como oferta cultural e turística”.
O Presidente da Câmara Municipal adiantou que este vídeo, com 3:47 minutos de duração, “foi produzido com a finalidade de apresentar em breves minutos os vários museus que Castelo de Vide tem como oferta cultural e turística”.
“Passará a ser muito útil nas feiras de turismo, no envio para as agências, em receções e apresentações da nossa terra” sublinha o autarca rematando o seu post com um”espero que gostem!”.
Alguns dos outros museus de Castelo de Vide. Fotos © DR/NCV
Apenas sobre quatro dos doze museus...
Mas o vídeo – que junto republicamos – inclui apenas os quatro equipamentos municipais mais recentes e badalados: a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, o Museu da Sinagoga, a Casa da Inquisição e o Museu Garcia e Orta.
O novo instrumento de promoção videográfica ignora pura e simplesmente todos os museus de iniciativa privada como o Museu de Arte Sacra Cónego Albano Vaz Pinto, na Igreja Matriz, (tão apadrinhado ao tempo pelos autarcas António Ribeiro e António Pita), o Centro de Experiência Viva – Museu da Tiflologia, uma iniciativa mais recente da Fundação Nossa Senhora da Esperança, a Casa-Jardim Ventura Porfírio (privada mas com gestão municipal) ou ainda o Museu Templário da Comendadoria de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas e mesmo a Oficina-Museu Mestre Carolino, que integra o espólio que a família entregou em Outubro de 2012 à Junta de Freguesia de São João Batista (ver notícia AQUI) e foi musealizado num prédio desta autarquia.
Esquecidos também outros espaços municipais
Para além disso não se incluem quaisque routros museus reconhecidos como “municipais” (ver AQUI) incluindo o Núcleo Expositivo em Póvoa e Meadas - Centro de Interpretação do Megalitismo, o Museu de Póvoa e Meadas ou o “Museu” Do Rancho.
Um total global de 12 equipamentos museológicos listados pela própria Câmara Municipal (ver AQUI), e incluindo também o Centro de Experiência Viva – Museu da Tiflologia inaugurado em Junho de 2021 pela Fundação Nossa Senhora da Esperança (ver notícia AQUI) que ainda não consta dessa listagem. © NCV

Sem comentários:

Enviar um comentário