COLABORE COM O NCV

29 de julho de 2025

Perante a “manifestação” que o esperava, o Embaixador de Israel desmarcou a sua visita oficial a Castelo de Vide na manhã do passado Domingo

Fotos © U. Maniés/NCV
Não se concretizou este Domingo a receção protocolar ao novo Embaixador de Israel em Portugal, Oren Rosenblat, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Vide, que foi desmarcada à última hora pela comitiva israelita alegando razões ligadas ao seu protocolo de segurança.
Foi assim cancelada em cima da hora a visita oficial que o diplomata israelita faria a Castelo de Vide por sua iniciativa (ver notícia AQUI), na sequência da sua presença na gala de encerramento do Festival Internacional de Música de Marvão.
Manifestação “Não Podemos Ficar Indiferentes”
Fotos © O Regiões/NCV
A decisão terá sido tomada devido à manifestação “Não Podemos Ficar Indiferentes”, apelando à paz, à justiça, e a dignidade humana no conflito de Israel em Gaza, que decorria frente às duas entradas do edifício dos Paços do Concelho (ver notícia AQUI).
Para o receber estava no edifício o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, que não estava acompanhado por qualquer dos vereadores da maioria PSD.
Tal como tinha sido indicado na última reunião do Executivo Municipal a vereadora do PS Cecília Oliveira também esteve presente à entrada dos Paços do Concelho com o objetivo de entregar direta e pessoalmente ao embaixador Oren Rosenblat o manifesto sobre o assunto que tinha sido apresentado naquela reunião (ver notícia AQUI).
Desconforto com a visita oficial
A manifestação convocada através das redes sociais reuniu um total de cerca de pelo menos umas 100 a 120 pessoas com o objetivo de manifestar desconforto com a visita oficial do diplomata israelita a Castelo de Vide quando decorrem operações militares daquele país em Gaza onde morrem milhares de civis por força da fome e de diversas atrocidades de guerra.
Apesar de alguns excessos – infelizmente normais nestas ocasiões – inflamados por algumas informações erradas, a manifestação não deu lugar a violências de outra natureza e foi acompanhada serenamente por guardas da GNR. Para além de muitos castelovidenses marcaram presença grupos de pessoas (nacionais e estrangeiras) vindas de concelhos vizinhos.
Visita adiada e almoço na Portagem
O NCV sabe entretanto que também não se realizou a programada visita aos espaços locais ligados à herança judaica e que o Presente da Câmara Municipal, António Pita - depois de ter contactado pessoalmente com alguns dos manifestantes junto ao Pelourinho – deslocou-se à Portagem ao encontro do diplomata com quem almoçou num conhecido restaurante da localidade. © NCV
Fotos © J. Carrilho//NCV

Sem comentários:

Enviar um comentário