25 de março de 2007

Fundação de Nossa Senhora da Esperança
estuda criação de “pólo” da Universidade Lusófona
nas suas instalações em Castelo de Vide

Castelo de Vide poderá vir a albergar um pólo universitário caso cheguem a bom termo os contactos sobre o assunto que estão a ser desenvolvidos pelo Conselho de Administração da Fundação de Nossa Senhora da Esperança junto da Universidade Lusófona.

Estas intenções já são do conhecimento da Câmara Municipal de Castelo de Vide, depois de todo o referido Conselho de Administração ter participado na última reunião do Executivo Municipal, precisamente para lhe dar conta do processo em curso. Durante a reunião, a que não estava presente o Presidente da Câmara, António Ribeiro, António Pita e os restantes vereadores mostraram de imediato o seu interesse de princípio em apoiar o processo encetado pela Fundação de Nossa Senhora da Esperança. Mas a Câmara Municipal como tal deverá manifestar-se proximamente sobre o assunto.

“Unidade de conhecimento” no Convento de São Francisco

Imediatamente após ter concretizado a abertura e início de funcionamento do Lar João Gonçalves Palmeiro Novo, o Conselho de Administração da Fundação começou a trabalhar no sentido de estudar as possíveis utilizações a dar ao património das suas instalações do Convento de São Francisco.

Entre elas destaca-se esta possibilidade de instalar uma “unidade de conhecimento” em articulação com aquela Universidade. O NCV sabe mesmo que a Universidade Lusófona, através do seu Presidente do Conselho de Administração, Professor Manuel Damásio, já terá manifestado o seu interesse positivo e a sua abertura para avançar com os necessários estudos. O “modelo” a seguir poderá ser o do “núcleo universitário” de Beja com uma população esclar de cerca de 200 alunos. © NCV

Sem comentários: