1 de abril de 2021

Grupo de Amigos de Castelo de Vide apoiou edição do livro “Portugal e os Judeus” do Professor Jorge Martins

Clicar na imagem para ampliar.
O Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV), juntamente com a Comunidade Israelita do Porto - Comunidade Judaica do Porto, apoiou a edição do livro “Portugal e os Judeus” da autoria do Professor Jorge Martins, que acaba de ser colocado no mercado.
Esta iniciativa do GACV decorre direta e naturalmente da colaboração estabelecida com o professor Jorge Martins durante a execução do projeto “Entre Diálogos” que evocou a passagem dos 450 anos da morte Garcia d’Orta.
O livro “Portugal e os Judeus” é considerada uma importante obra, agora editada pela Âncora Editora, com um total de cerca de 800 páginas que reúne os 3 volumes da tese de doutoramento do autor, defendida na Faculdade de Letras de Lisboa em 2006.
A obra surge assim agora em nova edição, num único volume, revisto e atualizado em pequenos detalhes, pois não faria sentido reescrevê-lo quinze anos depois. Com a mesma estrutura da tese inicial, em três partes: Dos Primórdios da Nacionalidade à Legislação Pombalina, Do Ressurgimento das Comunidades Judaicas à Primeira República e Judaísmo e Anti-semitismo no Século XX.
Desde Mendes dos Remédios que não se publicava no nosso país uma obra de conjunto que sistematizasse a evolução da relação do Estado português com as comunidades judaicas ao longo da nossa multissecular história. Apesar de nesta última década e meia terem dado à estampa várias obras sobre a história dos judeus portugueses, nenhuma delas configurou uma visão global relativamente aprofundada. Na verdade, houve algumas sínteses, entre as quais a “Breve História dos Judeus em Portugal” do autor.
Quem é Jorge Martins?
Jorge Martins.
Jorge Martins é considerado o maior historiador vivo do judaísmo em Portugal. Doutorou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Autor de manuais escolares, obras de ficção e ensaio sobre história contemporânea, história local e estudos judaicos e inquisitoriais.
Sobre este último tema, proferiu diversas conferências e publicou vários estudos, designadamente os seguintes livros: Portugal e os Judeus, 3 vols., 2006; Breve História dos Judeus em Portugal, 2009; A República e os Judeus, 2010; Maria Gomes, Cristã-nova, 117 anos: a mais idosa vítima da Inquisição, 2012; Manteigas, Minha Pátria: os cristãos-novos de Manteigas, vol. II, 2015; A Inquisição em Ourém, 2016, e O Judaísmo em Belmonte no Tempo da Inquisição, 2016.
À venda na Papelaria Santa Filomena
Em Castelo de Vide o livro já pode ser adquirido na Papelaria Santa Filomena (Carreira de Cima) pelo valor de 29 euros.
Os associados do GACV ou quaisquer outros interessados podem também adquiri-lo através do e-mail <grupoamigos.castelodevide@gmail.com> e podem mesmo recebê-lo por correio mediante o pagamento de custos de embalagem e expedição de apenas 2 euros. © NCV

Sem comentários: