2 de abril de 2021

GACV no Dia Internacional do Livro Infantil: livro de Luísa Ducla Soares conta Garcia d'Orta aos mais jovens

No Dia Internacional do Livro Infantil, o Grupo de Amigos de Castelo de Vide recorda a edição da obra infanto-juvenil com o título “Garcia de Orta - de Castelo de Vide para o mundo”, que tem a assinatura de Luisa Ducla Soares com ilustrações de Filipa Jaques
A iniciativa desta edição (edições separadas em português e em inglês) integrou-se no Projeto Entre Diálogos, uma evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta, projeto desenvolvido pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide, em estreita articulação com a Direção Regional de Cultura do Alentejo (entidade editora), que resultou da proposta da presidente da associação do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, Maria do Carmo Fernandes Alexandre ao Orçamento Participativo de Portugal 2017.
O livro foi apresentado pela autora na Escola Garcia d'Orta em Castelo de Vide e na Ler Devagar em Lisboa e esteve presente no Festival Folio em Óbidos. 
As publicações estão presentes na Biblioteca da Fundação Oriente, nalguns Institutos em Goa e também em Israel através do Centro de Estudos Judaicos de Trás-os-Montes.
A publicação continua disponível em Castelo de Vide, na Papelaria Santa Filomena e na Fotovila, ou diretamente no Grupo de Amigos se solicitada por e-mail (para AQUI). O preço unitário é de 10 euros quer para a edição em português quer para a edição em língua inglesa.
Quem é Luísa Ducla Soares
Luísa Ducla Soares é uma escritora essencialmente dedicada à literatura infanto-juvenil, com mais de 100 obras publicadas.
Nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939 e licenciou-se em Filologia Germânica. Iniciou a sua atividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista, tendo sido diretora da revista de divulgação cultural "Vida" (1971/72). Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas, "Contrato", em 1970. Foi adjunta do Gabinete do Ministro da Educação (1976/78). Trabalhou desde 1979 na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia de literatura para crianças e jovens em Portugal. Aí organizou numerosas exposições, tendo sido assessora desta instituição e responsável pela Área de Informação Bibliográfica até Julho de 2009.
Dia Internacional do Livro Infantil
O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se anualmente no dia 2 de Abril, por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ). © NCV

Sem comentários: