A Diocese actual: os 14 arciprestados vão ser reduzidos a 5
Os 5 novos Arciprestados reúnem a totalidade das 161 paróquias da diocese de Portalegre e Castelo Branco. Em simultâneo com esta remodelação dos Arciprestados, que entra em vigor no dia 1 de Setembro próximo, são extintas as 4 Zonas Pastorais, “que tinham perdido o dinamismo pastoral e estavam praticamente inactivas”.
Castelo de Vide fica integrado no Arciprestado I, que integra 22 paróquias, juntamente com as paróquias dos concelhos de Portalegre, Marvão, Arronches e ainda Degolados do concelho de Campo Maior.
As razões para esta alteração decorrem da “alteração dos condicionalismos sociais e pastorais, ocorrida nos últimos tempos”, mas ainda à “progressiva redução do número de sacerdotes diocesanos e a diminuição e envelhecimento das populações das paróquias rurais”.
Por outro lado, “nos últimos anos melhorou significativamente a rede viária e a facilidade de deslocação de umas paróquias para as outras” e “ao longo dos três últimos anos, para efeito das reuniões arciprestais do clero, se procedeu com vantagem ao agrupamento de dois ou três Arciprestados”.
A decisão de D. José Alves foi precedida de parecer favorável do Conselho Presbiteral e da “anuência de muitos outros sacerdotes, expressa nas reuniões arciprestais”.
Termina Arciprestado de Castelo de Vide
Termina assim o actual Arciprestado de Castelo de Vide, que incluía as Paróquias de Beirã, Santa Maria da Devesa, São João Batista e Santiago Maior e Póvoa e Meadas (no concelho de Castelo de Vide), Marvão, Santo António das Areias, São Julião e São Salvador da Aramenha.
O Arciprestado de Castelo de Vide inclui ainda o Centro Pastoral e Cultural Diocesano da Mem Soares, de que é responsável Monsenhor Francisco Vermelho, os institutos religiosos das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo (Mem Soares) e das Filhas de Maria Mãe da Igreja (Misericórdia de Marvão), o Centro Paroquial de Assistência de Castelo de Vide (Creche; Jardim Infantil e ATL), a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide e de Marvão, e 2 “capelanias”: a da Casa Diocesana de Pastoral (Mem Soares) e a da Santa Casa da Misericórdia de Marvão.
Sem comentários:
Enviar um comentário