4 de abril de 2008

Castelo de Vide presente em Palmela
no II Encontro Nacional Sobre Orçamento Participativo e Democracia Local

A Autarquia castelovidense, como parceira que é do projecto Orçamento Participativo Portugal, vai participar no II “Encontro Nacional sobre Orçamento Participativo e Democracia Local” que se realiza nos próximos dias 15 e 16 de Maio, em Palmela.
Para além de Castelo de Vide, nos trabalhos preparatórios deste Encontro colaboraram com a Câmara Municipal de Palmela, os restantes parceiros do projecto Orçamento Participativo Portugal (IN-LOCO, CES, C.M. S. Brás de Alportel e J.F. Carnide), e ainda as Câmaras de Beja e Faro, Batalha, Santiago do Cacém, Serpa, Sesimbra e Vila Real de Santo António.
O Encontro Nacional dá seguimento a um primeiro Encontro Nacional sobre Orçamento Participativo, realizado em 2007, em S. Brás de Alportel, que reuniu cerca de 200 participantes, e tem como objectivos principais promover a informação, o debate e a troca de experiências sobre processos participativos em contextos locais. A importância do debate então travado, e o interesse reconhecido por todos os participantes na sua continuidade, justificaram desde logo o agendamento do II Encontro Nacional para Palmela.
Três inovações importantes
Para este II Encontro a organização diz contar com três inovações importantes para o desenvolvimento do trabalho de informação e debate sobre processos participativos: uma, o alargamento do âmbito do Encontro, do Orçamento Participativo para uma visão de conjunto das experiências de democracia participativa local; outra, a integração do Encontro no projecto Orçamento Participativo Portugal financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL, o que permite alargar o âmbito dos recursos e o horizonte de destinatários (por exemplo, permitindo a realização de um primeiro estudo sobre Orçamento Participativo em Portugal); e ainda uma maior presença internacional, em especial com a apresentação de estudos sobre as experiências de Orçamento Participativo na Europa, mas também com presenças da América Latina, nomeadamente de Porto Alegre. © NCV

Sem comentários: