13 de fevereiro de 2009

Carlos Abafa e uma certa Páscoa castelovidense

Desde o dia 12 de Janeiro, que está patente nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre a exposição [(In)certo olhar], da autoria de Carlos Abafa. A exposição encerra no dia 13 de Fevereiro.
Segundo afirma o autor, "Olhar é vaguear o nosso pensamento dentro ou fora das coisas que estamos a ver". É o resultado desse olhar que Carlos Abafa oferece sob a forma de desenho e de fotografia.
Ali é retractada de uma forma interessante a especificidade da Páscoa em Castelo de Vide, particularmente a Bênção dos Cordeiros.
É obrigatório a Exposição ir a Castelo de Vide
Pois já fomos a esta acolhedora exposição pelo menos meia dúzia de vezes. E queremos lá voltar. Ali estão imagens irrepetíveis de há 30 anos atrás, com pessoas que jamais julgávamos encontrar, ora por que envelheceram ora por que já partiram.... Rostos de uma época, modas de uma era, borregos transportados em carroças, eu sei lá... e também poucos turistas...
Por tudo isto vou voltar a ver as fotos a preto e branco e os desenhos ali expostos. Sobretudo a do sapateiro João Caldeira a ajoelhar-se na passagem da Procissão.
E convido os castelovidenses a passarem pelo largo da Sé de Portalegre. Mas não se atrasem pois a exposição encerra já dia 13. Pensando bem seria positivo que o Grupo de Amigos, ou a Sociedade 1.º de Dezembro, levasse a exposição até Castelo de Vide. De preferência já nesta Páscoa, na certeza de que haveria que dar que falar pelos inúmeros visitantes que iria receber.
Resta-nos enviar os parabéns ao Prof. Abafa, ex-director do jornal "O Pregão" por este seu trabalho. © JRR/NCV

Sem comentários: