10 de novembro de 2009

Corrida de Aventura Estoril Portugal XPD Rac3
passa amanhã por Castelo de Vide

A Corrida de Aventura Estoril Portugal XPD Rac3 vai passar por Castelo de Vide amanhã quarta-feira, dia 11 de Novembro.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide associou-se a este evento, “tendo criado condições para o acompanhamento dos jornalistas presentes durante a passagem desta prova pelo nosso concelho”. “Trata-se de jornalistas de órgãos de informação especializados em aventura, natureza e turismo. A sua presença e (o bom) acolhimento feito pela Câmara Municipal de Castelo de Vide, pode configurar-se como um importante canal de promoção para Castelo de Vide em todo o Mundo” - sublinha a Autarquia.
De acordo com uma nota inserida no sítio Internet da Autarquia, “relativamente ao percurso, não se pode adiantar muita informação, considerando que a etapa terá a vertente de Orientação, logo, o percurso não pode ser revelado na íntegra”.

No entanto, “podemos adiantar que a entrada na vila será feita pela zona norte, pelo que calculamos que os participantes possam vir a atravessar as artérias principais da Vila”.

“Quanto aos horários, também não é fácil prever quando os participantes passarão por cá, uma vez que, ao final de quatro dias de prova, o espaço de tempo entre as equipas poderá ser de horas” - refere a mesma fonte.

Inserida no 7º Campeonato Mundial de Corridas de Aventura (ARWC), a prova reúne cerca de 60 equipas vindas de várias partes do globo e a sua organização está a cargo da Associação Portuguesa de Corridas de Aventura (APCA) e da Federação Portuguesa de Orientação (FPO).
A corrida teve início ontem, Domingo, no Estoril e irá terminar no dia 13 em Peniche, passando por várias localidades do país ao longo dos cinco dias de prova, e perfazendo um percurso de aproximadamente 800 quilómetros.
Conhecidas pela exigência, as corridas de aventura exigem a que os participantes cumpram longos e duros percursos, valendo-se de técnicas de orientação e de variadas modalidades desportivas, tais como BTT, canoagem, natação ou trekking (corrida ou caminhada), entre outras.

A Liga Mundial de Corridas de Aventura constitui um circuito de Raids Internacionais realizados em diversos países e todos os anos termina com uma final mundial.
Para a edição de 2009, além do Estoril Portugal XPD Race, foram qualificadas outras oito provas: XPD Austrália, Bergson Winter Challenge na Polónia, Huairasinchi no Equador, Bimbache Extreme Castilla-Leon, Raid in France, Explore Sweden Monster e Untamed New England nos Estados Unidos e a edição de 2008 do EcomotionPro no Brasil. © NCV

Sem comentários: