23 de março de 2010

Grupo 122 dos Escoteiros de Mira Sintra
acampa em Castelo de Vide e Marvão

O acampamento anual do Grupo 122 de Mira Sintra dos Escoteiros de Portugal reaçiza-se este ano em Castelo de Vide e Portalegre de 26 a 30 de Março próximo.
Preparado com todo o cuidado, o acampamento anual terá como lema “Os Mouros”. Na fase de preparação, o Grupo 122 divulgou junto dos participantes informação sumária sobre Castelo de Vide e a região. Nos seguintes termos:
“Castelo de Vide é uma terra que devido à beleza da paisagem e do Município é conhecida com a "Sintra do Alentejo".
Locais a não perder!: quem visita esta Vila medieval tem de visitar o Castelo de Castelo de Vide. Este localiza-se na freguesia de Santa Maria da Devesa, no concelho de Castelo de Vide.
Está construído sobre uma colina da Serra de São Mamede, antigamente tinha uma função defensiva, pois situava-se junto à fronteira com Espanha.
Só em 1232 é que a povoação de Castelo de Vide aparece como domínio do reino de Portugal. No entanto, acredita-se que o Castelo poderá ter sido reconquistado aos árabes por D. Afonso Henriques em 1148. Castelo de Vide é uma terra fundada na medievalidade, vive hoje preservando os seus marcos históricos.
É uma região com grande riqueza ambiental. O que permitiu classificar esta região como área protegida, parte integrante do Parque Natural da Serra de São Mamede, onde os percursos convidam ao encontro e à descoberta da natureza”. © NCV

Sem comentários: