22 de abril de 2014

Filarmónica Infantil do Norte Alentejano
ensaia a 25 de Maio em Castelo de Vide

Ensaio da FINA em Santo Amaro (Sousel).
A FINA - Filarmónica Infantil do Norte Alentejano irá ter ensaios a 25 de Maio em Nisa, Castelo de Vide e Alegrete e a 22 de Junho reunirá em ensaio distrital em Ponte de Sor para fazer a sua apresentação pública a 5 de Julho em Gavião durante o Festival de Bandas do Norte Alentejano, segundo anunciou a federação das Bandas do Norte Alentejano. 
A Filarmónica Infantil do Norte Alentejano e a FIJUNA – Filarmónica Juvenil do Norte Alentejano, “sua irmã mais velha”, realizaram ensaios nesta quadra festiva da Páscoa. Paralelamente, decorreu formação para maestros e monitores. 
BUA na Fijuna e SRMPM na Fina
A FIJUNA juntou 58 músicos de 11 bandas e orquestras filiadas e realizou dois ensaios no cine-teatro de Alter do Chão nos dias 14 e 15 de Abril, nos quais participaram 15 músicos da BUA - Banda União Artística de Castelo de Vide. 
A FINA, que engloba um universo maior de executantes e que é composta na sua maioria por crianças aprendizes das 14 bandas e orquestras filiadas na Federação de Bandas, realizou o seu ensaio distrital mensal na aldeia de Santo Amaro (Sousel) na manhã de 18 de Abril. Marcaram presença 134 crianças de 10 bandas/orquestras. Destes, já apenas integram as suas bandas 46, os restantes 88 são ainda aprendizes. (Vd. imagens AQUI)
Ensaio estágio da FIJUNA em Alter do Chão.

“Este projeto está a granjear grande entusiamo por todo o distrito e as bandas/orquestras veem nele uma boa rampa de lançamento para as suas bandas séniores uma vez que começaram a organizar bandas juvenis na sua antecâmara. O projeto desenvolve-se em ano letivo e tem um programa que se desenvolve ao mesmo em todas as localidades”. 
Gravação de um CD em Maio 
“O projeto FINA tem também beneficiado do acompanhamento de muitos populares e familiares dos jovens músicos em todas as localidades por onde tem passado”, considera a federação, para quem “o futuro das bandas está assegurado enquanto ainda por cá vá havendo gente; contudo é necessário que a Federação de Bandas seja apoiada efetivamente pelo poder político distrital e regional”. 
“Os projetos existem e há pessoas com vontade de levá-los por diante e, desta forma, temos que unir esforços para que as sinergias se mantenham e até se reforcem. As autarquias, Câmaras e Juntas de Freguesia, estão sempre presentes na linha da frente e a CIMAA começa também a compreender aquilo que temos entre mãos e prepara-se para apoiar os projetos distritais da Federação de Bandas. Um deles será a gravação de um CD em maio”. 
Federação agradece apoios 
“A Federação de Bandas agradece o apoio da CIMAA, da Banda de Alter e do seu município, da Junta de Freguesia de Santo Amaro e do município de Sousel bem como da OLEMSA – Orquestra de Santo Amaro pelo apoio prestado para o bom desenrolar das atividades atrás citadas. Os agradecimentos são também extensivos às restantes bandas e orquestras bem como às autarquias a que pertencem pelo apoio ao nível dos transportes”. © NCV
Formação para maestros e monitores.

Sem comentários: