20 de junho de 2014

Festival das Gastronomias Mediterrânicas: Especialistas debatem em Odemira potencialidades e importância do peixe na cozinha do mediterrâneo

Clicar na imagem para ampliar o programa.
A Conferência “Alentejo também é Fish”, a realizar na próxima segunda-feira, dia 23 de Junho, em Odemira, marca o início da V Edição do Festival das Gastronomias Mediterrânicas que, este ano, coloca o peixe em destaque.
A decorrer no Cine-Teatro Camacho Costa, a Conferência leva ao Litoral Alentejano oradores de renome para debaterem diferentes assuntos, como os efeitos da entrada de Portugal como país da Dieta Mediterrânica Património da Humanidade; o peixe como elemento potenciador; o papel da gastronomia mediterrânica no turismo experiencial; ou o mar como desígnio para o desenvolvimento nacional e regional do país.
Ao longo dos quatro painéis, os palestrantes vão ainda apresentar exemplos e abordar temáticas mais relacionadas tanto com a Região como com a Costa Alentejana, entre as quais a importância das populações locais no turismo de experiências ou a classificação do peixe da Costa Alentejana.
No final da Conferência - com a qual a Entidade Regional de Turismo espera contribuir para a valorização do peixe enquanto produto fundamental da Dieta Mediterrânica e da gastronomia regional com potencialidades para atrair visitantes - vão ser apresentadas as conclusões dos trabalhos.
Entre 27 e 29 de Junho, o Festival continua em Vila Nova de Milfontes com a Festa das Gastronomias Mediterrânicas, onde os visitantes podem participar e assistir a aulas de culinária, cozinha de degustação, showcooking e provas, para além do Mercado dos Sabores.
A iniciativa conta com a participação dos embaixadores do Alentejo Alexandra Lencastre, Jorge Corrula e Paula Lobo Antunes. Ao longo dos três dias, as figuras públicas vão colaborar com os ilustres chefs na preparação de verdadeiras iguarias da culinária mediterrânica.
Recorde-se que o evento de valorização da gastronomia mediterrânica promovido pela Turismo do Alentejo e Ribatejo - já realizado em Évora, Beja, Portalegre e Santarém - tem vindo a afirmar-se como um importante palco de divulgação da tradição mediterrânica no território e, nas edições anteriores, atraiu milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país. © NCV

Sem comentários: