1 de setembro de 2014

“Periferias”- Festival Internacional de Cinema
decorre de 11 a 13 de Setembro em Marvão


Clicar para ampliar.
O cinema de autor produzido em Portugal e na América Latina vai estar em destaque na segunda edição do Festival Internacional de Cinema, a realizar em Marvão, entre os dias 11 e 13 de Setembro. O “Periferias”, que teve no ano passado a sua primeira edição, dedicada a África, é um Festival de Cinema através do qual se pretende divulgar filmografias de diversas latitudes que tenham por objecto as vivências comunitárias em regiões de periferia e do mundo rural.
A edição do presente ano abre com a apresentação do documentário “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Trefaut, uma obra realizada em viagem pelo território onde se documenta a permanência da tradição musical do "cante" alentejano na actualidade (melhor filme português do "Indie Lisboa, 2014").
Sérgio Trefaut é uma das presenças já confirmadas no Festival, a par de José Miguel Ribeiro e Jorge Murteira, realizadores das áreas da animação e documentário, respectivamente, de quem poderão ser vistas várias obras por estes dias.
Depois do sucesso da primeira edição, com um total de dezoito projecções realizadas e uma adesão significativa do público português e espanhol, a organização do Festival pretende reforçar, este ano, a sua dimensão de evento transfronteiriço. Nesse sentido, está planeado o lançamento de um Projecto Cinematográfico da Raia Ibérica, centrado em Marvão e partilhado com outros espaços.
A intenção dos organizadores passa não só pelo cinema enquanto proposta de exibição, mas também como meio de desenvolvimento social, criando-se as condições para que a população local actue como protagonista, através da realização de produções audiovisuais baseadas na valorização do território.
O Periferias nasceu de uma iniciativa cidadã, contando, desde a primeira hora, com o apoio da autarquia de Marvão, além de um conjunto de patrocinadores locais, que lhe permitem consolidar a sua afirmação enquanto importante evento cinematográfico a realizar anualmente.
A organização do programa obedece a uma vontade de descentralização cultural, visando-se facilitar o acesso a bens e serviços culturais que normalmente se concentram nas grandes cidades e que, por essa razão, dificilmente chegam às populações rurais. 
Clicar para ampliar.
Programa diversificado
O programa do "Periferias" apresenta um naipe de propostas diversificadas, que vão do filme de animação à curta e longa-metragem, passando pelo documentário. Em paralelo, decorre um conjunto de iniciativas onde se incluem exposições, música, oficinas para crianças e uma feira de produtores locais (sábado).
O arranque do Festival acontece a 11 de Setembro, quinta-feira, na estação de comboios da Beirã, com a exibição do premiado filme de Sérgio Trefaut, "Alentejo, Alentejo". O filme servirá de mote para uma conversa com o realizador.
O segundo dia começa com uma maratona de curta-metragem, selecção oficial do "PLAY", Festival Internacional do Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, na aldeia de Santo António das Areias.
Na Casa da Cultura de Marvão, da parte da tarde, é apresentada uma pequena retrospectiva de Jorge Murteira, na qual se incluem os documentários "A Ideia Nunca Abala" e "A Casa do Barqueiro", contando com a presença do realizador.
Ainda em Marvão, no Largo do Calvário, tem lugar a sessão nocturna, com exibição da curta de animação "A Suspeita", de José Miguel Ribeiro, e da longa-metragem chilena "No", premiada em vários festivais de renome (Cannes, São Paulo) e com uma nomeação para o óscar de melhor filme estrangeiro.
"Cultura Inquieta - Cinema e Literatura" é a proposta temática para o terceiro dia, sábado, 13 de Setembro. É apresentada ao público português a obra "Cortázar", realizada por Tristán Bauer (Argentina), na qual se presta homenagem ao escritor Julio Cortázar, por ocasião do centenário do seu nascimento. Na mesma ocasião, exibe-se "O Pão que o Diabo Amassou", de José Vieira.
O dia termina com a projecção, na Portagem, de "Viagem a Cabo Verde", de José Miguel Ribeiro, e da longa-metragem "La Teta Asustada", realizada por Claudia Llosa (Bolívia, Espanha), distinguida com o Urso de Ouro, no Festival de Berlim 2010.
O último dia, domingo, é preenchido com a apresentação de mais uma curta de animação de José Miguel Ribeiro, "Passeio de Domingo", e dos documentários "A Matança do Porco / Vila da Esperança", de Paulo Moreira, e "O Pão", de Luís Vintém. A projecção destas obras abrirá espaço a uma conversa com os três realizadores.
O fecho do Festival é assinalado com um encontro-festa no espaço "Natural Bar", em Marvão. © NCV

Sem comentários: