30 de junho de 2016

Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu a Salgueiro Maia
a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique

Conforme tinha já anunciado e prometido, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu hoje a título póstumo, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique a Fernando Salgueiro Maia, num gesto tido como de "reconhecimento da pátria portuguesa", e alegando que nunca é tarde para a "reparação histórica". 
A promessa presidencial feita no passado dia 25 de Abril foi assim cumprida na véspera do aniversário natalício de Salgueiro Maia que se fosse vivo faria amanhã dia 2 de Julho 72 anos de idade.
A cerimónia, a que estiveram presentes diversas personalidades civis e militares, decorreu na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa, e a entrega foi feita à viúva, Natércia Salgueiro Maia, que estava acompanhada pelo seu filho Filipe e pela neta Daniela. 
Na sua curta intervenção de seis minutos (ver AQUI vídeo de toda a cerimónia), o Presidente da República defendeu que "Portugal não é avaro em gratidão" e que "pode demorar tempo. Pode haver quem, por distração, por considerar que é mais importante o que não é, não preste a homenagem devida no tempo devido. Mas há sempre a hipótese de reparar. Essa reparação histórica, esse reconhecimento histórico está feito", declarou Marcelo Rebelo de Sousa. 
Natércia Salgueiro Maia sublinhou como "muitíssimo justas" as palavras do Presidente da República e recordou alguns "momentos de alguma mágoa e tristeza pela forma como era tratado" que viveu com o marido. © NCV

Sem comentários: