30 de setembro de 2016

Rosário Salema de Carvalho lança amanhã em Braga livro bilingue sobre a azulejaria da cidade

Clicar na imagem para ampliar.
O livro "Azulejo em/in Braga – O Largo Tempo do Barroco/The Baroque Period" da autoria da castelovidense Rosário Salema de Carvalho será apresentado amanhã dia 1 de Outubro em Braga. A sessão decorre pelas 16:30 horas no antigo Paço Arquiepiscopal de Braga.

A obra, com 216 páginas, é bilingue (português e inglês) e está prefaciada pelo Professor Vitor Serrão e teve a “coordenação e fotografia” de Libório Manuel Silva.
Rosário Salema de Carvalho é investigadora do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integra o grupo Az – Rede de Investigação em Azulejo, da qual é também coordenadora executiva.
Actualmente desenvolve um projecto de pós-doutoramento (com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia), dedicado à questão das molduras no azulejo barroco, tendo como instituição de acolhimento o ARTIS (Az) e o Museu Nacional do Azulejo.
É doutorada em História, especialidade em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2012), com a tese intitulada A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias – um novo paradigma. Em 2007 defendeu o Mestrado em Arte, Património e Restauro, na mesma faculdade, com a dissertação “...por amor de Deus. Representação das Obras de Misericórdia, em painéis de azulejo, nos espaços das confrarias da Misericórdia, no Portugal setecentista”.
Tem desenvolvido investigação na área do património e, principalmente, na área da Azulejaria Portuguesa, com vários artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. © NCV

Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: