4 de outubro de 2016

Reunião preparatória de trabalho
do Projecto Co-ACTe em Póvoa e Meadas


No passado Domingo dia 25 de Setembro, o coordenador geral do Projecto Co-Acte Samuel Thirion esteve em Póvoa e Meadas, para uma reunião preparatória de trabalho, com os presidentes de Juntas de freguesia da Póvoa e Meadas (anfitriã), Montalvão e Santo António das Areias. 
O objectivo deste encontro entre outros, foi o de conhecer a realidade sentida ao nível dos representantes destas comunidades, e as suas percepções de bem estar, co-responsabilidade e futuro.
Neste encontro foi acompanhado por José Manuel Henriques, (ISCTE) e membro do Conselho das Alianças TOGETHER e por Tiago Malato, Vereador sem Pelouro da Câmara Municipal de Castelo de Vide. Na qualidade de observadores estiveram também presentes Fernando Valhelhas, presidente da Concelhia do PS de Castelo de Vide e Isabel Carita.
Esta reunião com os presidente de Junta, única em Portugal, surgiu da proposta de auscultação e estudo para a possibilidade de integração de territórios do norte Alentejo, no projecto CO-ACTe.
O projeto trabalha propostas de políticas públicas para a corresponsabilidade e o bem-estar de todos, partindo da visão local e da percepção de necessidades da população, sendo para isto essencial a cooperação com os presendentes de junta devido à sua proximidade direta com as comunidades.
Enquadra cerca de 400 comunidades. Procura viabilizar na Comunidade Europeia, formas de suporte a dinâmicas locais, distintas das atuais, com base em contractos de base local. Prepara a apresentação de resultados às mais elevadas instâncias de decisão Europeias no final deste ano.
O Projeto nasceu no âmbito do Conselho da Europa / Societal Progress Indicators for the Responsibility of All e desenvolve-se atualmente com o apoio da Comunidade Europeia (ver mais informações AQUI). 

Tiago Malato em Charleroi (Bélgica)

Entretanto, nos dias 28, 29 e 30 de Setembro, em Charleroi, teve lugar uma reunião com a presença de diversos atores públicos e comunitários e visa a síntese de resultados e consolidação de propostas a apresentar no quadro da Comunidade Europeia.
Tiago Malato participou na Mesa redonda “dos modelos ideais para os territórios concretos” com Eric Piolle, Presidente da Câmara Municipal de Grenoble, Catherine Quignon, ex-Presidente da Câmara Municipal de Montdidier (França), Helder Guerreiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Tiago Malato, vereador na Cãmara Municipal de Castelo de Vide – Rede europeia dos écovillages. O debate foi animado por Guenaël Doré, experto em desenvolvimento local.
Estiveram também presentes representantes de entidades e responsáveis políticos como: Michel Laine, promotor dos programas LEADER e EQUAL a nível europeu, Mohamed Manssouri ex-FIDA e FAO, Rui Marques do Forum sobre a governação integrada, Gilda Farrell promotora da carta de responsabilidades sociais partilhadas, representante da OMS. © NCV


Sem comentários: