13 de fevereiro de 2017

Rui Conchinha e Bruno Marques no Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre

Rui Conchinha e Bruno Marques vão ser nomeados, provavelmente ainda durante esta semana, respetivamente como primeiro e segundo Comandantes Operacionais Distritais de Operações de Socorro do distrito de Portalegre. A notícia só não foi confirmada durante esta semana por não estar completamente “fechada” a lista de restantes alterações a nível nacional da estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Rui Conchinha, ex-Comandante do Bombeiros de Castelo de Vide que já desempenhou as funções de 2º CODIS, terá como 2º CODIS Bruno Marques, até agora adjunto de Comando dos Bombeiros Municipais de Gavião.
Recentemente o ex-CODIS de Portalegre, Luís Belo Costa, foi promovido e nomeado adjunto nacional, deixando vago o Comando de Portalegre, interinamente desempenhado pela 2º CODIS Sílvia Félix, que substituira Rui Conchinha em 2013 e agora sai de cena.
Arredado com “surpresa” em 2013
Recorda-se que Rui Conchinha foi arredado com alguma “surpresa” em Junho de 2013 (vd notícia AQUI) das suas funções de 2º CODIS de Luís Belo Costa, com quem volta agora a trabalhar na sua nova qualidade de ajunto nacional.
Os novos Comandantes Distritais de Operações de Socorro são tidos como profundos conhecedores “da casa” e a sua nomeação deverá ser muito bem recebida pelos corpos de bombeiros do distrito, que aliás criticaram severamente a não recondução e o afastamento de Rui Conchinha em 2013 (vd notícia AQUI).
Rui Conchinha desempenha também atualmente funções como deputado do Grupo Municipal do PSD na Assembleia Municipal de Castelo de Vide, cuja mesa integra aliás como 1º Secretário, ao lado de António José Miranda e de Pedro Ribeiro.
Homenagem a Belo Costa em Castelo de Vide
Entretanto, o NCV confirmou que está a ser preparada uma homenagem a Luís Belo Costa que se realizará em Castelo de Vide provavelmente no princípio do próximo mês de Março promovida pela Federação de Bombeiros do Distrito de Portalegre. 
Luís Belo Costa e Rui Conchinha fazem aliás parte do do Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros de Castelo de Vide. Ambos foram distinguidos com o crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses em Outubro do ano passado, durante o Dia Distrital do Bombeiro em Fronteira (ver notícia AQUI). 
Vingou na altura uma proposta oriunda da Federação Distrital dos Bombeiros, depois de não ter sido concretizada outra no mesmos sentido apresentada pelo comandante do corpo de Bombeiros de Castelo de Vide, Pedro Rabaça. © NCV

Sem comentários: