28 de julho de 2017

Castelo de Vide e Marvão vão passar a dispôr de duas ambulâncias de emergência médica (INEM)

Castelo de Vide e Marvão vão passar a dispôr de uma ambulância de emergência médica PEM em cada concelho, cuja aquisição e equipamento ficará a cargo das Associações dos Bombeiros locais, que receberão para tal o valor de 50 mil euros cada uma.
Esta situação decorre da assinatura de um protocolo que será assinado hoje, sexta-feira dia 28 de Julho, entre o Ministério da Saúde, e as associações e a Liga dos Bombeiros Portugueses.
Apoio trimestral do INEM
A gestão destes veículos PEM será feita pelas associações de bombeiros, em articulação com o INEM, que subsidiará trimestralmente os bombeiros, no sentido de que esteja assegurado o funcionamento ininterrupto da ambulância, para além de um valor por cada saída do veículo.
No quadro deste protocolo, serão atribuídas quatro ambulâncias PEM ao distrito de Portalegre (Bombeiros de Crato, Marvão, Castelo de Vide e Arronches), duas ao distrito de Évora (Bombeiros de Viana do Alentejo e Mourão), e duas ao distrito de Beja (Bombeiros de Cuba e Barrancos).
Atualmente, existem ainda em Portugal dezassete concelhos que não possuem este tipo de veículo, oito deles na região Alentejo. 
Alentejo com cobertura de 100%
Com este protocolo, e pela primeira vez na história do INEM e do SNS, todos os concelhos do Alentejo passam a ter uma viatura de emergência pré-hospitalar, ficando ainda no entanto por cobrir 9 concelhos em todo o território nacional. © NCV

Sem comentários: